Ednéia Silva
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário prepara intervenções na região dos bairros Araucária e Boa Vista. A ideia é construir uma rotatória na região da empresa Ludival e intervir no trânsito no Jd. Boa Vista para disciplinar o tráfego nesses locais.
A informação foi divulgada pelo secretário de Mobilidade Urbana, José Maria Chiossi, em entrevista ao programa Jornal da Manhã da Rádio Excelsior Jovem Pan nessa terça-feira (30). Além da rotatória, a secretaria também fará intervenções na entrada do bairro Boa Vista. Com isso, o tráfego deverá ser disciplinado.
O secretário também falou sobre as mudanças anunciadas para o cruzamento da Rua 6-A com Avenida 50-A e Avenida José Felício Castellano. No local, será construída uma rotatória. A Avenida Felício Castellano também será recapeada com verba federal obtida pelo vereador Julinho Lopes.
Chiossi informou que o projeto de reestruturação foi aprovado pelo Conselho Municipal de Transporte/Trânsito e também pelos moradores da região. A apresentação do projeto à comunidade foi feita no dia 25 de setembro. Os moradores fizeram algumas sugestões que serão analisadas pela secretaria. Uma delas foi a instalação de semáforos nos cruzamentos da Av. Felício com a Av. 52-A e da Rua 5 com a Av. 50-A. Chiossi informa que a secretaria faz monitoramento do local e, se forem necessárias, novas intervenções serão feitas.
Chiossi também falou sobre multas aplicadas pelos radares em Rio Claro. Segundo ele, os motoristas devem trafegar dentro do limite de velocidade da via, independentemente se ela tem ou não radar. Segundo ele, se o número de infrações zerasse, o trânsito seria mais seguro. O secretário destacou ainda que os condutores podem recorrer das multas, mas lembrou que as infrações de avanço de sinal e parada sobre a faixa são filmadas e fotografadas. Já o excesso de velocidade é apenas fotografado.
Quanto aos limites de velocidade diferentes na Visconde e Av. Brasil, Chiossi explicou que a primeira tem limite maior porque todos os cruzamentos são semaforizados. Já na Av. Brasil as portas das fábricas são voltadas para a via, o que exige menor velocidade para evitar acidentes.