Mobilidade informou que remanejamento está previsto em contrato
A reportagem do Jornal Cidade recebeu esta semana questionamentos por parte de motoristas sobre a instalação de novos pontos de radares na cidade de Rio Claro.
Entre os locais onde os equipamentos foram vistos estão a Rua José Felício Castelano e a Avenida 24-A, entre as ruas 7-A e 6-A, em frente a um supermercado.
Questionada a prefeitura informou através da secretaria de Mobilidade Urbana que não se tratam de novos equipamentos não sim de um trabalho de remodelação para a segurança do trânsito. Confira a reposta:
“A Secretaria de Mobilidade Urbana e Sistema Viário não está instalando novos radares. Os equipamentos que foram colocados na Avenida Felício Castelano (perto das ruas 19 e 20, do bairro Arco-íris) e na Avenida 24 (entre as ruas 7-A e 6-A, nas imediações de uma escola) são radares retirados de outros pontos, onde se verificou não haver neste momento necessidade de fiscalização eletrônica. O remanejamento de radares fixos está previsto no contrato com a empresa que opera os equipamentos. A troca de local de radares segue critérios técnicos e é feita a partir do monitoramento que a Secretaria de Mobilidade Urbana realiza nos trechos mais movimentados do município. Entre radares, lombadas eletrônicas e dispositivos para detectar avanços de semáforos, Rio Claro conta com 36 pontos de fiscalização eletrônica, número bastante inferior aos mais de 80 pontos de fiscalização eletrônica que o município tinha até 2021”.