No início da noite desta sexta-feira (9), policiais do 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), capturaram um indivíduo de 36 anos que tinha em seu desfavor um mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas. As equipes realizavam patrulhamento, atuando em apoio à Polícia Federal, quando conseguiram localizar o investigado em um condomínio de alto padrão na Avenida dos Estudantes.
O preso foi alvo de mandado de busca em sua residência na “Operação Torre Eiffel” no ano de 2023. Essa operação foi deflagrada em 28 de novembro e na ocasião 200 policiais cumpriram 15 mandados de prisão e outros 40 de busca e apreensão em Santa Fé do Sul, Jales, Votuporanga, Rio Preto, Monte Aprazível, Rio Claro, Piracicaba, Americana, Sumaré, Santa Bárbara d’Oeste, Guarujá (SP), Catuti (MG) e Camboriú (SC).
Durante as investigações, autoridades identificaram um grande esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro que tinha como base o município de Santa Fé do Sul, onde duas empresas foram adquiridas pelo líder do grupo para a lavagem de recursos provenientes do tráfico. A esposa dele figura como sócia nessas pessoas jurídicas, que tinham movimentação financeira atípica e suspeita. Dois homens foram presos na cidade.
De acordo com o apurado, só nos últimos dois anos os criminosos movimentaram mais de R$ 50 milhões em transações financeiras, mobiliárias e imobiliárias, usando contas de empresas e de “laranjas”. A lavagem de dinheiro vinha ocorrendo também por meio de estabelecimentos que prestam serviços de beleza e estética, assim como de hotéis, açougues e supermercado, entre outros.