Professor da Unesp Rio Claro apresenta cenários possíveis do avanço da Covid-19

Rodrigo Moruzzi desenvolveu a pesquisa no intuito de colaborar com o combate à Covid-19

O Prof. Dr. Rodrigo Moruzzi, docente do IGCE da Unesp de Rio Claro, desenvolveu uma pesquisa em que apresenta possíveis cenários do avanço do novo Coronavírus em Rio Claro.

“Vendo o problema da evolução da doença, a situação em outros países, e a chegada ao Brasil, principalmente por São Paulo, me vi motivado e, de certa maneira, comprometido a dar uma ferramenta, na medida do possível, para contribuir para que o município possa usar de auxílio nas decisões tomadas contra a Covid-19”, explica o professor, ressaltando o motivo para que ele desenvolvesse o trabalho.

Na pesquisa, Moruzzi se utilizou de um modelo de simulação para cruzar dados oficiais do município sobre o novo Coronavírus e apresentar cinco possíveis cenários da doença em Rio Claro.

Segundo o professor, o desenvolvimento do estudo visa demonstrar como as ações que estão sendo tomadas podem impactar no grau de evolução da doença e, com isso, ajudar no combate ao Coronavírus: “Eu utilizei uma modelagem matemática bastante aceita pela comunidade científica e a calibrei para as velocidades de infecção detectadas em São Paulo. Isso significa que utilizei a dinâmica da infecção na cidade de São Paulo para expandir para o estudo do que pode acontecer em Rio Claro”.

Com base nas pequisas feitas e nos resultados apresentados, Rodrigo Moruzzi analisa como positivas as atitudes tomadas pelos governantes neste momento: “Pode-se discutir se é algo radical, ou se algo adicional poderia ser feito, mas é uma situação muito complicada. Ninguém viveu isso ainda, então é muito difícil julgar as atitudes dos poderes públicos. Entretanto, o que tenho visto, e que me preocupa, é a baixa aderência da população em aderir ao recomendado. Tenho visto o prefeito de Rio Claro e o governador do Estado sendo bastante veementes com relação à segurança, mas infelizmente não vejo a população com essa aderência necessária. Da janela de meu apartamento, já que estou cumprindo o isolamento social, percebo que o movimento pouco se reduziu e isso é bastante preocupante. A experiência internacional e os resultados matemáticos do estudo mostram que o crescimento exponencial ocorre de uma hora para a outra e é por isso que temos que tomar os cuidados”.

A partir do estudo, o professor espera ter contribuído para que a situação, por mais que seja delicada, possa ser enfrentada de maneira mais eficaz e que as consequências para a população sejam as menores possíveis: “Fiquei bastante assustado com as projeções que a pesquisa apresentou, mas é evidente que podemos mudar esta situação se respeitarmos as medidas protetivas”.

Estudo

Confira o relatório completo da pesquisa abaixo:

Redação JC: