Além dos idosos com 60 anos ou mais, a vacinação contra a gripe atende também os profissionais de saúde em Rio Claro. Nesta terça-feira (5) as doses começam a ser aplicadas neste público, sendo que para adultos não é necessário intervalo entre a dose contra a gripe e a dose contra a Covid.

A vacinação contra a gripe é realizada nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família do município. O atendimento é das 8 às 18 horas nas unidades dos bairros Mãe Preta, Bonsucesso e Terra Nova, que funcionam em horário estendido, e das 8 às 15 horas nas demais unidades de saúde do município. Não há vacinação nas unidades do Boa Vista, Jardim das Flores e Benjamin de Castro, que estão em reforma.

Ao longo do ano, a vacinação contra a influenza permitirá prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe e óbitos. Além disso, a vacinação é fundamental para minimizar a carga da doença e reduzir os sintomas, que podem ser confundidos com os da Covid. Outro aspecto positivo é a redução de sobrecarga nos serviços de saúde.

Conforme informa o Ministério da Saúde, a vacina influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina deste ano é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Padre Jocelir será cremado e cinzas ficarão no Santuário

Chuvas marcam o dia em Rio Claro; temperaturas em ligeiro declínio

Falecimentos: confira a necrologia de 22/11/2024