Wagner Gonçalves
Neste dia 24 de junho a cidade comemora o aniversário de sua fundação e, paralela à data, tem-se a celebração do nascimento de São João Batista, padroeiro de Rio Claro. Além das festividades e celebrações religiosas, os ensinamentos e o exemplo de vida são pontos de reflexão para os fiéis católicos que fundamentam a devoção ao santo. As festividades se encerram hoje, com a missa solene, a partir das 18h e, logo após, a quermesse em louvor ao padroeiro da cidade.
O precursor do Messias é o único santo, além da Virgem Maria e do próprio Cristo, do qual a Igreja celebra o nascimento e a data de seu martírio, dada a sua importância para o Cristianismo. Padre Ronaldo Francisco Aguarelli , da Matriz do padroeiro, cita o trecho em que o evangelista Lucas diz não haver “maior profeta que João Batista“.
“Ele foi o responsável por preparar o povo para receber o Filho de Deus”, comentou o sacerdote. Até que Ele viesse, ele anunciaria o Reino de Deus e, a partir do convite à conversão, batizaria as pessoas que o buscavam.
Ele comenta que hoje é preciso profetas que façam como João e anunciem a verdade. “A voz do profeta ainda está a falar nos desertos da vida, nos convidando a deixar os erros e mudar para uma vida plena em Cristo”, ressaltou padre Ronaldo.
São João Batista de Rio Claro
Os primórdios da fundação do município se deram a partir da vinda do capitão Francisco da Costa Alves junto com o padre Delphino da Silva Barbosa, que trouxe a imagem do santo e que fica exposta na matriz até os dias de hoje
Apesar de ser comemorada em 24 de junho, a data oficial de fundação do município é registrada em 10 de junho de 1827, quando criou-se a Capela Curada de São João Batista do Ribeirão Claro, onde houve a primeira missa. “Naquela época era comum que a fundação dos municípios fossem oficializadas a partir da criação de uma capela”, destacou o padre.