Propaganda eleitoral terá início nesta semana para candidatos das eleições

Todos a postos. A partir da próxima sexta-feira (16), você caro eleitor, poderá ouvir a frase “vota em mim” exaustivamente até a véspera da eleição, dia 5 de outubro. O pleito será no dia 6 daquele mês. Isto por que será a data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet.

Não que a campanha já não esteja acontecendo há semanas, ou melhor, meses, por vários dos candidatos. Mas, claro, de forma velada. A partir do dia 16 de agosto, será explícita e com pedido de voto. Por Rio Claro, são cinco candidatos a prefeito, com respectivos(as) vices. Para a disputa na Câmara Municipal, são pouco mais de 310 postulantes a uma das 19 cadeiras do plenário.

Disputa

A Federação Psol/Rede tem Airton Moreira a prefeito. A vice na chapa é Nattany Ribeiro. Na Coligação Unidade Progressista (PSB, Solidariedade e a Frente Brasil da Esperança (PT e PV) o pré-candidato é Antonio Carlos Sarti. A vice na chapa é Luciana Quintino. A Coligação Para Rio Claro Continuar Mudando tem o nome do atual prefeito Gustavo Perissinotto em busca da reeleição. No grupo PSD, Republicanos, MDB, PP e Podemos a vice na chapa é Maria do Carmo Guilherme.

Já a Coligação Força da Gente (PRD e PSDB) apoia Juninho da Padaria a prefeito com a advogada e defensora dos direitos dos animais Gisele Pfeifer como vice na chapa. A Coligação Competência e Coragem para Mudar Rio Claro lançou o atual vice-prefeito Rogério Guedes (PL) a prefeito. O grupo conta ainda com os partidos PMB, Agir, Democracia Cristã, União Brasil, Partido Novo e PRTB e tem como vice na chapa o médico Dr. Grillo.

O que pode ou não pode?

Até 5 de outubro as candidatas, os candidatos, os partidos, as federações e as coligações poderão fazer funcionar, entre 8h e 22h, alto-falantes ou amplificadores de som. Até 3 de outubro, poderão ser realizados comícios e utilizada aparelhagem de sonorização fixa, entre 8h e 24h, com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais duas horas.

Até as 22h do dia 5 de outubro, poderá haver distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata na qual se utilize outros meios de locomoção das pessoas, acompanhadas ou não por carro de som. Até 4 de outubro, poderá haver circulação paga ou impulsionada de propaganda eleitoral na internet.

Debate

Mais uma vez o Grupo JC de Comunicação realizará o tradicional debate político com os candidatos a prefeito de Rio Claro. A data já foi marcada: 3 de outubro. Realizado desde as eleições de 2008, o debate transmitido pela FM 106,1 e pelo Youtube do JC é o momento para que os eleitores conheçam os nomes que estão na disputa e as suas propostas. O encontro vai acontecer na sede da Associação Comercial e Industrial (Acirc). O Ciesp também está na parceria.

Lucas Calore: