Puríssimo: alunos criam carro movido a energia solar

O Colégio Puríssimo é preocupado com o futuro. Está sempre focado na melhor forma de incentivar o pensamento e o desenvolvimento de seus alunos, incentivando diversos projetos e alguns deles são orientados pelo professor Filippi Benevenuto Ongarelli.

Recentemente o professor de física conduziu a criação do “EcoQuad”. “Redesenhar produtos e costumes, bem como estimular a inovação, vem sendo uma prática recorrente aqui no Colégio Puríssimo. O EcoQuad é um veículo elétrico movido a hibridização de energia solar fotovoltaica e baterias, foi inspirado em alguém que merece grande destaque, Fernando de Almeida Castro, uma pessoa com visão além de seu tempo”, aponta Filippi, que presta homenagem à Fernando afim de reviver suas memórias e feitos inovadores. Fernando faleceu no ano de 2018.

O docente fala ainda que com recursos mais atualizados, o EcoQuad hoje, é capaz de usar a energia solar para se locomover e assim sugerir uma forma inovadora e sustentável de transporte urbano.

PRÊMIOS

Participam do projeto os alunos da Empresa Junior do Colégio Puríssimo Coração de Maria. O Professor Filippi conta ainda que o projeto ganhou destaque e premiações – inclusive internacional.

“Integrantes de nossa Empresa Junior tiveram seu projeto “EcoQuad” escolhido para apresentar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). O evento é de abrangência nacional e estimula os jovens cientistas a inovar e criar soluções para o mundo atual. A mostra de projetos aconteceu em março, na Escola Politécnica da USP, em São Paulo. O projeto voltou para casa com uma medalha de quatro lugar em engenharia”, relata.

MOSTRATEC

O projeto também faturou um prêmio internacional e este veio na Mostratec Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorreu em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul e reuniu 15 países no maior evento de jovens cientistas da América Latina.

“Foi a 38ª edição desta feira e pegamos o terceiro lugar em Engenharia, trouxemos a medalha para casa! Agradecemos imensamente os empresários que auxiliaram no projeto: Mariana de Almeida Castro, Família Kurth, Família Schlemper e Família Capretz”, finaliza o professor.

ORGULHO

Nas redes sociais do Colégio Puríssimo é possível acompanhar diversos passos do projeto sendo desenvolvidos. Alguns vídeos e fotos foram publicados pela instituição de ensino, mostrando o trabalho feito pelos alunos e pelo professor. A imagem que mostra a premiação na Mostratec, que aconteceu no Rio Grande do Sul, também foi feita e é só motivo de orgulho para todos os membros do colégio.

Laura Tesseti: