A queda de um balão no início da noite deste domingo (19) mobilizou a equipe do Corpo de Bombeiros de Rio Claro no bairro Santa Cruz. O artefato caiu sobre um comércio localizado na Avenida 12.
A rápida ação dos bombeiros impediu que algo grave ocorresse. No momento em que as autoridades chegaram o balão continha algumas chamas que foram contidas e apagadas.
O trabalho foi comandado pelo Sargento Junior e a via pública precisou ser interditada momentaneamente. Após o fim do serviço, o trânsito foi liberado.
Vale lembrar que a prática de soltura de balões artesanais é proibida e configura crime. A legislação brasileira proíbe a fabricação, venda, transporte e a soltura de balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais vegetações, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano.
A pena para esse crime é de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente, conforme a Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) e o Decreto 3.179/99, que a regulamentou. Incorre ainda na mesma pena quem, de alguma forma, concorre para a prática do crime ou deixa de impedir ou evitá-la.