Da Redação
O quinto dia útil que caiu nessa segunda-feira (9) foi de grande movimento nas casas lotéricas e agências bancárias do município. Imensas filas se formaram na porta desses estabelecimentos, exigindo paciência de quem buscou atendimento nesses locais.
Na casa lotérica Cidade Azul na Avenida 3 a fila saía para fora do estabelecimento. Na agência bancária do Santander, no paço municipal, dezenas de clientes formaram uma longa fila à espera de atendimento. A maioria era de servidores municipais para receber o pagamento de salário.
Vale lembrar que nesses dias de intenso movimento a Lei Municipal 3.521/2005, conhecida como Lei das Filas, determina que o tempo máximo de espera seja de 30 minutos nas agências. Em dias normais, esse prazo cai para 15 minutos. O descumprimento pode render multa e outras penalidades ao estabelecimento infrator.
Os consumidores que não forem atendidos dentro desse tempo podem registrar queixa no Procon, responsável pela fiscalização da lei. Para isso, é preciso apresentar comprovante do tempo, no caso a senha que marca o horário de entrada e de saída da agência.
A agência central do Procon fica na Rua 5, entre as avenidas 5 e 7, Centro. O telefone é (19) 3533-2070.