Matheus Pezzotti
Vencer ou vencer. Essa é a situação do RC Basquete para o jogo desta sexta-feira, marcado para 20h, no ginásio Felipe Karam, contra o Macaé. O jogo será válido pela 15ª rodada, última do primeiro turno, e as equipes estão com a mesma pontuação (17 pontos), porém o time do Rio tem uma vitória a mais (quatro, contra três) e com um jogo a menos (13), e estão próximos na tabela, já que o time rio-clarense está na 14ª colocação e Macaé, em 13º.
“Não podemos perder de jeito nenhum sexta-feira”, disse o ala/pivô Mosso após a derrota para o Flamengo na última quarta-feira (7), por 85 a 93. Mesmo pensamento do técnico Chuí: “Essa é a ideia. É um time do mesmo nível que o nosso, eles têm uma vitória a mais que nós, mas temos números melhores no campeonato. Sabemos que essa vitória será importante para a sequência do campeonato. É essencial essa vitória. Se perdermos, terá um nível de stress maior para o segundo turno e alguns jogos definem situações e esse será um deles”, diz.
>>> Confira as últimas notícias sobre o RC Basquete
O ala/pivô Alvaro Calvo só deve voltar daqui a três semanas, pois segue com dores no pé, mas o recém-contratado ala Cícero está com a documentação regularizada e vai para o jogo. E mais uma vez, Chuí poderá contar com o ala/armador Duda Machado como uma das principais opções, já que o camisa 3 disputou o NBB passado pelo Macaé.
Além do confronto direto em relação às últimas colocações, o treinador destaca a saída do time nos próximos dois jogos, fator pelo qual pede a presença da torcida, assim como aconteceu contra o Flamengo, quando mais de 1.500 pessoas estiveram no Felipão.
“É uma boa ocasião, porque depois vamos jogar em casa só no final do mês. O time precisa da casa cheia, do entusiasmo da torcida e, vencendo, poderemos terminar o primeiro turno na 12ª posição, na zona de classificação para os playoffs”, destaca Chuí.
O Macaé, que conta com o pivô Atílio, ex-RC Basquete, terminou 2014 com uma expressiva vitória sobre o Flamengo (86 a 84), mas na última rodada perdeu fora de casa para o líder Limeira por 87 a 66. Já o time rio-clarense vem de uma sequência de três derrotas, para o Minas (82 a 70), Limeira (78 a 87) e Flamengo (85 a 93).
O jogo também poderá ter um certo clima de revanche, já que em 2013 RC foi eliminado pelo time carioca na semifinal da Supercopa Brasil fora de casa e na oportunidade o resultado levou os macaenses aos triangular final de acesso ao nacional.
A partida terá transmissão da Rádio Excelsior Jovem Pan Sat, 1.410 kHz. Você pode acompanhar online aqui pelo site do JC.