Matheus Pezzotti
O RC está cada vez mais perto da vaga ao NBB 2014/2015. No último domingo (11), o time rio-clarense, jogando no ginásio Felipe Karam, superou o Lins Basquete por 78 a 73 (36 a 37 no primeiro tempo), fazendo 2 a 1 na série melhor de cinco jogos da final da Liga Ouro 2014.
Com as parciais 15 a 16, 21 a 21, 11 a 13 e 31 a 23, o cestinha foi o ala Teló, de Lins Basquete, com 23 pontos. Pelo time da casa, o ala Caio Ranches foi o maior pontuador, com 17 pontos, um a mais que o ala/pivô Mosso.
Mesmo com o apoio da torcida, RC começou ansioso, errando muitas bolas e não conseguia penetrar na defesa adversária, porém não deixou Lins abrir vantagem e, após um primeiro tempo equilibrado, os visitantes ficaram na frente por apenas um ponto: 36 a 37.
À espera da pressão rio-clarense para virar o jogo em casa, a equipe linense voltou mais cautelosa no terceiro quarto e conseguiu abrir quatro pontos de diferença (41 a 45), mas depois de um toco do ala/pivô Vinícius Sossai em Soriani, os mais de 600 torcedores, assim como toda a equipe, “acordaram” e partiram para cima.
Com o clima criado no Felipão, era apenas questão de tempo para virar o placar, já que o período terminou em vantagem para Lins em 47 a 50. Logo no começo do último quarto, Mosso empatou em arremesso dos três. O equilíbrio seguiu até os seis minutos restantes, quando RC passou à frente do placar. Depois disso, o time rio-clarense não deixou mais a liderança do placar, vencendo o jogo por 78 a 73.
Agora, resta apenas uma vitória para RC, além de garantir o título da Liga Ouro, obter a vaga na elite do basquete nacional. A conquista pode acontecer já nesta terça-feira (13), no quarto jogo da série, marcado para às 20h, novamente no Felipão.
Para os torcedores que não compareceram ao jogo de domingo, que com a promoção receberam gratuitamente ingresso para a partida desta terça, o preço será de R$ 10,00.
“Começamos muito ansiosos. A estratégia de Lins de cadenciar deu certo no primeiro tempo. Depois, com tranquilidade, nos acertamos. Temos duas vitórias, claro que nada ganho ainda, mas temos a vantagem de conquistar o título em casa. Evitando os erros do primeiro tempo do terceiro jogo e com o apoio da nossa torcida, assim como foi domingo, teremos grandes chances de sermos campeões e colocarmos o time no NBB”, diz o armador Eric Tatu, um dos rio-clarenses do time.