Matheus Pezzotti
Nesta quinta-feira (7), às 20h, o RC Basquete estreia no Paulistão contra o Paulistano, no “novo” ginásio Felipe Karam. Depois de receber o piso flutuante, a pintura e demarcações do basquete, as tabelas começaram a ser colocadas, mas serão fixadas nesta quinta-feira, no início da manhã, para logo depois o time do técnico Marcelo Tamião poder fazer um treino de reconhecimento.
Para o jogo, o ala/pivô Vinícius, com virose, provavelmente ficará de fora. Os estrangeiros, o armador norte-americano Brown, recuperado de uma lesão no pé, e o ala/pivô espanhol Alvaro, estão com a documentação liberada e podem jogar.
Com isso, Tamião terá 10 atletas à sua disposição. Os armadores Eric Tatu, Milhossi (Taquá) e Brown, os alas Luisinho e Caio, os alas/pivôs Alvaro, Pastor e Mosso e os pivôs Estevam e Lucas Tischer.
“A quadra será nova para as duas equipes, mas o Paulistano conhece esse tipo de piso, por isso a torcida fará a diferença e nada melhor do que estrearmos em casa, contra um grande time, com a quadra totalmente reformada e com o ginásio lotado”, diz Tamião.
Já o Paulistano manteve a base do vice-campeonato do último NBB com os pivôs Thiago Labbate, Arthur Casimiro e Mineiro, os armadores Dawkins e Pecos, os alas Pedro, Holloway, Pilar e Gemerson e os alas/pivôs César e Renato e contratou o pivô Fab Melo, ex-Boston Celtics e o armador Fernando Penna, que já jogou no RC Basquete e retorna ao clube, mas poderá ter desfalques.
Gemerson estava na Seleção Brasileira que disputará a Copa do Mundo de Basquete, já retornou ao time, mas com dores nas costas é dúvida. O ala Pilar, com um problema no joelho, também deve ficar de fora, assim como Holloway, que chegou dos Estados Unidos nesta semana, e Fab Melo.
Desfalque certo estará no banco. Como um dos auxiliares do técnico da Seleção Brasileira Rubens Magnano, o técnico Gustavo De Conti, o Gustavinho, comandará o Paulistano somente após o Mundial. Em seu lugar ficará Roberto Francisco Jayme, um de seus auxiliares e técnico do Sub-19 e Sub-22.
“A expectativa é de um jogo bem duro. Rio Claro tem nome e tradição. Estreia é sempre complicada, sendo fora ou em casa, mas esperamos fazer um grande jogo”, resume Beto Jayme.
A Rádio Excelsior Jovem Pan, 1.410 kHz, vai transmitir, inicialmente, as partidas do time rio-clarense no Felipão. Você pode ouvir diretamente pelo nosso site. O ingresso terá preço único de R$ 10,00.