Carine Corrêa
Inverno e tempo seco. Condições climáticas ideais para provocar problemas de saúde, principalmente os respiratórios. Em Rio Claro, a umidade relativa do ar alcançou na segunda-feira (11) a marca dos 29%, o que já configura estado de atenção.
Na terça-feira a umidade teve um leve aumento, saltando para 32% registrados às 15h. Há quem comemore o tempo seco, como é o caso da sorveteira Creuza Primo. “Tive aumento nas vendas nos últimos dias”, comemorou. Quem trabalha com a ‘mão na massa’ diz que neste período a hidratação é fundamental. “Tomo água a cada meia hora. Nós, que trabalhamos no sol, precisamos nos hidratar em dobro”, observa o construtor Elizeu da Cruz.
Para os próximos dias, os dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos CPTEC/INPE indica que a umidade relativa do ar irá aumentar, mas ainda não há previsão de chuvas. “Na quinta-feira (14) a umidade relativa do ar está previsa para 52%, na sexta (15) 59%, no sábado (16) 81% e no domingo (17) 69%”, detalha Vânia Bordotti, do Centro de Análise e Planejamento Ambiental (CEAPLA) da Unesp de Rio Claro. A Fundação Municipal de Saúde orienta para que a população aumente a ingestão de água.