Reeleito para sexto mandato, Demarchi cogita disputar comando da Assembleia

Carla Hummel

Demarchi na Rádio Excelsior Jovem Pan

Na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo, o destaque foi a reeleição do deputado estadual Aldo Demarchi (DEM) para o seu sexto mandato. No total, Demarchi contabilizou 92.775 (0,45% dos votos válidos). Em Rio Claro, Demarchi conquistou 36.051 (33,97%) dos votos válidos.

Também no balanço sobre votação em candidatos a deputado estadual do município, a candidata do PMDB, Maria do Carmo Guilherme, obteve 11.841 votos nas urnas em Rio Claro (12,80% dos votos válidos). Já o professor Dalberto, do PDT, teve 2.339 votos (2,53%). Américo Valdanha, do PC doB, teve 1.832 votos (1,98%). Marcos Hofling, do PHS, ficou com 1.199 votos (1,30%); Solange Brunheroto, do PSC, com 552 votos (0,56%) e Joel Conceição, do Solidariedade, que obteve 185 votos, ou 0,20% dos votos válidos no município. Rosemari Castello e Reinaldo Hunger tiveram candidaturas indeferidas.

Candidatos que não são de Rio Claro mas fizeram campanha na cidade também tiveram votação nas urnas locais. É o caso do Pr. Carlos Cezar, do PSB, que teve 2.211 votos, ou 2,39% dos votos válidos; Feliciano, do PEN, com 2.062 votos (2,23%); Cauê Macris, do PSDB, com 1.847 votos (2%) e Elaine Brambilla, do PT, com 1.470 votos (1,59%).

Em entrevista ao Grupo JC, Demarchi falou sobre seu fortalecimento como liderança política dentro da Assembleia devido ao tempo de casa, já no sexto mandato, e ao aumento no número de votos obtidos a cada eleição. E até cogitou disputar novos cargos na mesa diretora da Assembleia, incluindo a presidência.

“É evidente que o espaço você sempre vai disputar. Eu já disputei, já fui quatro anos segundo-secretário da casa, e nós vamos estar lá sim, pode ser até como presidente. Eu acho que a gente tem que pensar mesmo em representatividade, quando você fala em representatividade, nós já conseguimos, hoje, a continuar com a representatividade no parlamento. Isso já é um tento lavrado. Agora lá nós vamos também procurar nosso espaço. Você chega no sexto mandato com votação crescente, minha votação só foi crescente, eu tive 86 mil votos na última eleição, agora passei de 90 mil. Rio Claro chega evidentemente com uma representatividade de respeito.”

ENTREVISTA 

Aldo Demarchi esteve na manhã desta segunda-feira (6) novamente na Rádio Excelsior Jovem Pan e foi entrevistado pela equipe do Jornal da Manhã. Confira o áudio na íntegra no player abaixo.

Redação JC: