Vivian Guilherme
Até 2050, o Brasil terá mais de 14 milhões de pessoas com idade acima de 80 anos, segundo pesquisas do IBGE. Este rápido crescimento da população brasileira traz a necessidade de formação de profissionais capacitados e de políticas públicas específicas para lidar com o processo de envelhecimento. Em um futuro próximo haverá uma necessidade que não poderá ser suprida pela gama de profissionais atualmente disponíveis, resultando, caso o atual cenário não seja modificado, em um atendimento precário e ineficiente.
Apenas em nossa região são mais de 32,5 mil idosos. Com destaque para Analândia, que apresenta cerca de 14% de sua população com pessoas acima de 60 anos. Rio Claro e Corumbataí quase empatam no índice com cerca de 13%. A mais jovem é Santa Gertrudes, com apenas 8% de sua população idosa. A gerontóloga Natalia Cerri comenta que o aumento da expectativa de vida apesar de estar entre as grandes conquistas para o século XXI constitui também um dos principais desafios, com efeitos sob as estruturas sociais, econômicas e de saúde do país.
“Todo o sistema de saúde e social e, em especial, o da rede pública, precisa de profissionais plenamente capacitados para atender a população idosa que cresce a cada dia e que representa uma parcela significativa dos usuários desses serviços”, pontua Natalia.
Cidades promovem atividades na Semana do Idoso
Em Ipeúna, a 5ª Semana da Melhor Idade será realizada de 29 de setembro a 3 de outubro. Diversas atividades foram programadas, entre elas, passeio que levará gratuitamente idosos ao município de Porto Ferreira, nos dias 30 de setembro e 2 de outubro. Na abertura do evento, que aconteceu na segunda-feira (29), os idosos foram recepcionados com café da manhã, atividades físicas e outras atrações. A programação também prevê a realização de bingo e baile no Centro Comunitário “Armando Zamboni”.
Nesta quarta-feira (1º), tem Bingo, no Centro Comunitário de Ipeúna, às 14h. No dia 2 tem viagem à Porto Ferreira, às 6h30. O encerramento será dia 03, com Baile, no Centro Comunitário de Ipeúna, às 15h.
Em Cordeirópolis, a comemoração começa no dia 29 de setembro, às 8h30, com o Festival de vôlei adaptado. O evento será no Ginásio do Centro. Ainda na segunda-feira (29), haverá um Ato Religioso, que ocorrerá às 18h, no CCI “Usvanda Pinto Tamiazo”. No mesmo local, a programação segue na terça-feira (30), a partir das 18h30, com o Concurso de Miss e Mister Melhor Idade. Na quarta-feira (1º), às 20h, haverá um show. Na quinta-feira (02), será realizado o Campeonato de Xadrez e Dama, a partir das 8h30 e ainda no mesmo dia, às 13h, também ocorrerá o Campeonato de Buraco, Truco e Dominó. Na sexta-feira (03), às 8h, haverá uma gincana para os grupos.
A programação em Rio Claro inclui aulas de dança e de pintura, baile, apresentações musicais, atividades físicas e palestra. A abertura será segunda-feira (29) a partir das 14h no Centro Cultural, quando o público poderá acompanhar as apresentações culturais “Riquezas da nossa terra”. O já tradicional Baile da Primavera, com o concurso de Miss e Mister Melhor Idade, será quarta-feira (1), às 14h, no Grupo Ginástico.