Região utilizará biometria nas eleições

Vivian Guilherme

Faltam poucos dias para os eleitores brasileiros escolherem seus novos representantes na Assembleia Legislativa, na Câmara dos Deputados, no Senado e Presidência. Guilherme Taufic, chefe do cartório da 110ª Zona Eleitoral informa que os prazos eleitorais já expiraram. Agora, os servidores realizam serviços internos preparando as urnas para as eleições. O treinamento dos 1.140 mesários da ZE 110 já foi realizado. A ZE 110 tem 76.251 eleitores.

De acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Rio Claro tinha até o final de agosto deste ano 142.172 eleitores, sendo 67.363 homens, 74.188 mulheres e 621 não informado. Em agosto de 2012, o número de eleitores era de 138.330, um aumento de 3.842 ou 2,78% em relação a 2014. Nas eleições de 2010, havia 135.523 eleitores na cidade.

JUSTIFICATIVA
A novidade para este ano é que, por determinação do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo), todas as escolas terão mesa receptora de justificativa de voto com cinco mesários para atender os eleitores que estão fora de seu domicílio eleitoral. Em 12 escolas (seis em cada zona eleitoral), a justificativa poderá ser feita diretamente nas urnas eletrônicas.

A orientação é para que as justificativas sejam feitas nessas escolas para facilitar o registro das informações no sistema. Taufic explica que as justificativas feitas nas escolas sem urnas serão preenchidas à mão e as informações serão inseridas posteriormente no sistema. Nas urnas poderá ser feito na hora.

Alexandre Sanches, chefe da 288ª Zona Eleitoral, explica que a justificativa poderá ser feita em todas as escolas que terão mesa receptora de votos com equipe de cinco mesários. O eleitor também poderá justificar o voto em qualquer seção eleitoral. A recomendação é para que o cidadão leve o requerimento preenchido para agilizar o atendimento. O documento pode ser baixado no site do TSE (www.tse.jus.br) ou ser retirado nos cartórios eleitorais.

As justificativas preenchidas à mão serão digitadas pelos mesários nas horas livres. Para justificar o voto é preciso apresentar título de eleitor e documento oficial com foto. A ZE 288 tem 65.921 eleitores.

BIOMETRIA
Apenas 15 municípios do Estado de São Paulo vão utilizar as urnas eletrônicas com leitor de digitais, sendo que, cinco delas são da região. Pouco mais de 614 mil eleitores paulistas terão a identidade confirmada pela biometria no momento do voto. Segundo o TSE, a tecnologia confere ainda mais segurança à identificação do votante.

Na seção de votação, o eleitor apresenta um documento de identidade com foto. Em seguida, o mesário, após localizar o nome do eleitor no caderno de votação, digita o número do título no terminal da urna e, aceito o número pelo terminal, o eleitor confirmará a identidade no leitor de impressões digitais (sensor biométrico). Havendo o reconhecimento da biometria, o eleitor poderá votar.

PRATIQUE A CIDADANIA
Em junho de 2013, quando milhares de pessoas saíram às ruas reivindicando melhorias em diversos setores, muito disseram que de nada adiantaria protestar, que o protesto deveria ser feito na urna, na hora de escolher os representantes no governo.

E a hora chegou! Neste domingo (05), os brasileiros poderão decidir o futuro do país para os próximos quatro anos. É hora de votar com consciência, de fazer valer o papel de cidadão e contribuir para permanência da democracia no Brasil. É a hora de pesquisar sobre o seu candidato, conhecer suas propostas (sem se iludir com promessas), verificar seu histórico político e considerar: este candidato, realmente, me representa?

Votar por votar, sem saber o porquê, ou porque algo lhe foi dado em troca, ou porque alguém da família também vai votar, ou só porque aquele candidato lidera as pesquisas, não é a melhor forma de fazer valer a sua liberdade de escolha. Da mesma forma que escolhemos, consideramos e ponderamos antes de uma decisão muito importante, é preciso encarar o voto com muita seriedade.

Senão, não adianta sair em manifestação daqui a um ano, reclamar da ‘roubalheira’ no governo, da falência nos serviços públicos, da alta inflação etc etc etc. Cabe a você escolher agora o SEU futuro.

Redação JC: