Relógio da torre da Igreja Matriz de Santa Cruz está sem funcionar

Relógio na torre da igreja parou de funcionar

Previsão é de que neste sábado o problema seja resolvido

O relógio da torre da Igreja Matriz de Santa Cruz, no bairro de mesmo nome, apresentou problemas neste início de semana e parou de funcionar. O fato logo foi notado pela comunidade, acostumada a olhar para cima ou a contar as badaladas que há 58 anos ecoam pela região onde está instalado.

A reportagem do Jornal Cidade entrou em contato com a secretaria da Igreja que informou que assim que o problema foi notado uma pessoa esteve no local avaliando a situação: “Esse profissional avaliou, chegou a fazer alguns ajustes mas constatou-se que o problema era maior e diante disso um outro profissional estará aqui neste sábado para tentar realizar o conserto”, afirmou João Lima, funcionário da secretaria da igreja.

Curiosidades

O relógio fica em uma torre e para acessá-lo é preciso subir 150 degraus. Nestes 58 anos este é o segundo registro de que o relógio parou de funcionar. O primeiro foi nos anos 2000 quando ele ficou parado por 15 dias.

Saiba mais

O relógio chegou a cidade de Rio Claro em 1966. Foi fabricado na capital paulista, por uma empresa de origem italiana. Sua instalação ocorreu assim que a torre ficou pronta. De duas a três vezes por ano o seu mecanismo é lavado com querosene. Quando completou 50 anos, em 2017, um sistema de sinalização para população surda foi instalado. A cada batida de hora cheia, uma luz verde pisca na torre para indicar o horário.

Vlada Santis: