No dia 1° de janeiro de 2019, Jair Bolsonaro assumia oficialmente como presidente da Republica. De lá para cá, diversos fatos no âmbito político marcaram o país ao longo do ano.
Janeiro
Em janeiro, Bolsonaro teve sua primeira grande aparição para o mundo como presidente do Brasil ao discursar no Fórum Econômico Mundial. Discurso este que causou divergências entre simpatizantes e opositores ao presidente.
Fevereiro
O segundo mês de 2019 foi marcado por mais uma condenação a Lula, sendo determinada pena de 12 anos e 11 meses de prisão pelo caso do sítio de Atibaia.
Março
O mês foi marcado pela prisão do ex-presidente Michel Temer pela Operação Lava-jato. Dois ex-policiais foram presos por participação no assassinato de Marielle Franco.
Abril
O presidente Jair Bolsonaro sancionou a nova Lei do Cadastro Positivo. Também foi decretado o fim do horário de verão.
Maio
O principal assunto do mês foi o contingenciamento de verbas nas universidades e as disputas entre quem acredita que as instituições representam a “balbúrdia” e os defensores das verbas.
Junho
O site The Intercept Brasil divulgou mensagens trocadas entre Sergio Moro e membros da Operação Lava-Jato.
Julho
A tão falada Reforma da Previdência teve seu texto principal aprovado, mas com alterações em relação ao relatório inicial. A ação de hackers contra autoridades do governo foi destaque.
Agosto
A discussão em torno dos incêndios na Amazônia foi o principal tema de agosto, com debates fervorosos e opiniões polêmicas de todos os lados.
Setembro
Jair Bolsonaro discursou na 74ª Assembleia-Geral da ONU e tratou de diversos temas que vinham causando polêmica no país. O discurso foi recebido de maneiras diferentes por setores da população brasileira.
Outubro
O Governo Federal foi criticado por ambientalistas, ONGs e pelo Ministério Público Federal que, segundo eles, pouco fez para conter o vazamento de óleo no Nordeste e limpar as praias.
Novembro
Em decisão que causou polêmica, o STF vetou a prisão em segunda instância. Após a decisão, o ex-presidente Lula foi solto.
Dezembro
Flávio Bolsonaro, senador e filho do presidente, foi denunciado pelo MP-RJ por participação em esquema de “rachadinha”.
Tragédias marcaram o ano no país
Logo no início do ano, a tragédia de Brumadinho foi lamentada por todos os brasileiros. Centenas de pessoas morreram após o rompimento de uma barragem.
O incêndio no Ninho do Urubu, que vitimou jovens das categorias de base do Flamengo, também chamou atenção.
O massacre em uma escola de Suzano (SP), onde ex-alunos efetuaram disparos e mataram dez pessoas, também é um fato a ser lamentado. Desabamento em Muzema (RJ) também causou vítimas e comoção.
O vazamento de óleo nos mares do Nordeste foi um dos grandes desastres ambientais.
Na reta final do ano, a ação da Polícia em um baile funk de Paraisópolis, em São Paulo, que terminou com a morte de vários jovens, também gerou tristeza em muitos.
Além destes, outros fatos desastrosos marcaram o ano no Brasil.
Famosos partiram em 2019
Como acontece em todos os anos, muitas figuras públicas faleceram em 2019. Dentre elas, diversos artistas, políticos, atletas e outras personalidades conhecidas nos deixaram. Confira algumas despedidas do ano:
– Marciano, cantor, 18 de janeiro.
– Ricardo Boechat, jornalista, 11 de fevereiro.
– Coutinho, ex-jogador, 11 de março.
– Eurico Miranda, dirigente de futebol, 12 de março.
– Rafael Henzel, radialista, 26 de março.
– Beth Carvalho, cantora, 30 de abril.
– Lucio Mauro, ator, 11 de maio.
– João Gilberto, músico, 6 de julho.
– Jorge Fernando, ator e diretor, 27 de outubro.
– Reinaldo, cantor, 18 de novembro.
– Gugu Liberato, apresentador, 22 de novembro.