Familiares, alunos e amigos se despediram na quarta (11) da professora doutora Paula da Cruz Landim, aos 61 anos. Nascida em Rio Claro ela construiu uma carreira brilhante na educação e teve em casa dois pilares: os pais que também fizeram carreira na Unesp Rio Claro. Carminda da Cruz Landim e Paulo Milton Barbosa Landim que, inclusive, foi reitor da universidade.
Paula Landim formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP (1987), fez mestrado em Geografia pela Unesp de Rio Claro (1994) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP (2001). Realizou pós-doutorado na Universidade de Arte e Design de Helsinque, Finlândia (2006-2007), e obteve a Livre-docência em Design de Produto pela FAAC (2009). Foi professora do Departamento de Design da FAAC desde 1988 e atuava no Programa de Pós-Graduação em Design desde 2004.
Ao Jornal Cidade a filha Julia Landim Goya falou do orgulho que sente da mãe e descreveu um pouco da personalidade que ela tinha: “A um primeiro contato, ou até contato superficial mesmo que diariamente, ela poderia parecer até brava, fechada até. Porém bastava uma linha de diálogo a mais para ela se preocupar e colocar para baixo da asa dela. Sentia orgulho de cada passo dos seus alunos, mesmo que muitas vezes ela não verbalizasse para eles. Eu mesma presenciei várias vezes ela chorar de felicidade de saber da conquista de um ou de outro. Se emocionava mais ainda quando recebia homenagens e sempre dizia que era apenas o trabalho dela ou o papel dela. Que ela não estava fazendo nada demais. Porém, todo mundo que passou na mão dela sabe que é exatamente o contrário disso. Hoje eu tenho uma família acadêmica gigantesca. Uma rede de apoio e carinho por ela que eu não tinha nem ideia para ser sincera. E fico feliz deste reconhecimento ir além da esfera profissional”, disse.
Paula também deixou o filho Pedro Ryô Landim Goya, a irmã Fernanda Ladim, demais familiares e amigos. Nas redes sociais foram inúmeras as homenagens prestadas à docente.