Vivian Guilherme
O rio-clarense Silas Massini acaba de finalizar seu documentário “O Sabor da Emilia-Romagna”. O filme traz um panorama sobre a enogastronomia de uma das regiões mais aclamadas da Itália. Segundo Massini, a obra é resultado de muitas horas de trabalho, “lapidando o material bruto captado no pouco tempo em que permaneci em Bologna”, diz o cineasta.
O trabalho é fruto de um projeto apresentado à essa região da Itália e tem como objetivo a divulgação internacional dos produtos típicos encontrados exclusivamente na Emilia-Romagna, bem como, a intenção de promover a consciência do significado particular que os italianos dão aos alimentos.
A primeira exibição pública do filme será no Circolo Emilia-Romagna de São Paulo, com estreia prevista para daqui a duas semanas. O documentário participa de uma seleção para o circuito de exibição de documentários italianos que privilegiam a região. “a intenção é exibi-lo posteriormente em todas as sociedades italianas da região. Em breve disponibilizarei o link para que todos possam conhecer um pouco mais do coração enogastronômico italiano”, comenta Massini.
Silas, que é pianista e professor de italiano, é também descendente da região Emilia-Romagna. Ele conta que foi à Itália em maio para dar início ao documentário, na ocasião, foi contemplado com uma bolsa de estudos oferecida pelo Governo e há poucos dias finalizou a edição do filme.