Rio-clarenses disputam a maior prova de trilha do país

Serra Fina, em Minas Gerais, é o ponto de disputa da La Misión, que começa hoje

Disputa de trilha e corrida na Serra Fina, em Minas Gerais, começa hoje com várias distâncias e participação de atletas amadores do município de Rio Claro

Uma das maiores provas de trilhas do Brasil começa nesta sexta-feira (16), na Serra Fina em Minas Gerais. E um grupo de vários atletas de Rio Claro já está pronto para iniciar a jornada que vai durar cerca de três dias. Há meses que os corredores vêm se preparando para essa intensa e aguardada disputa chamada La Misión.

Trata-se de uma corrida de trekking de montanha onde os atletas devem optar, no momento da inscrição, entre as distâncias de 80km, 55km, 35km, 25km, 15km e 7k. A corrida é livre, sem paradas obrigatórias e os corredores podem correr ou caminhar, parar e descansar onde e quando quiserem.

A Serra Fina é uma cadeia de montanhas localizada na tríplice divisa dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, ao longo da Serra da Mantiqueira. A Travessia da Serra Fina possui um dos maiores desníveis topográficos do território nacional, acima de 2.000m, sendo que a parte mais alta da serra, a Pedra da Mina, é o quinto maior ponto do Brasil com 2.798m de altitude e é considerada por muitos a travessia mais difícil do Brasil.

Renan Scopinho, rio-clarense que no último fim de semana disputou a ultramaratona aberta a atletas amadores na final dos Jogos Olímpicos de Paris, na França, é um dos que vai disputar. Para o Jornal Cidade, ele afirma considerar a La Misión a maior prova de trilha do Brasil, no qual vai disputar os 80 km.

“É a mais completa, organizada e desafiadora também. Tem várias distâncias, os atletas podem se desafiar em qualquer uma delas todas em ambientes de montanha. Tem muita subida, que faz a prova ser mais lenta, pois temos que alcançar todos esses desafios. Quem vai no circuito de 55 ou 85 é possível virar a noite e ficar pelo menos 15 horas dentro da prova dependendo da velocidade que estiver”, comenta.

Outros atletas que compõem o grupo de rio-clarenses são Alda Maria Ferreira Silva, Carol de Lucca, Dulcineia Aparecida da Costa, Ailton Chagas, Rafael Janei, Ana Gigante, Ronaldo Souza, Andrea Naomi, Luana Dantas, Mateus Melito e Ataíde Felipe de Souza.

Quem for disputar os 80km tem largada confirmada para a manhã desta sexta-feira. Depois, os 55km e por fim os 25km. No sábado, largam os 35km, 15km e 7km. “A prova nasceu na Argentina e veio para o Brasil na cidade de Passa Quatro, em Minas Gerais. Este ano está batendo recorde, com cerca de 4 mil inscritos, então já é a maior prova do país de corrida de montanha”, finaliza Renan.

Ronaldo Souza
Renan Scopinho
Rafael Janei
Luana Dantas
Dulcineia Aparecida da Costa
Ana Gigante
Ailton Chagas
Mateus Melito
Carol de Lucca
Ataide Felipe de Souza
Andrea Naomi
Alda Mara Ferreira Silva
Lucas Calore: