A prefeitura de Rio Claro agiu rápido e ampliou a capacidade de atendimento de pacientes com covid no município. Na quinta-feira (3), a taxa de ocupação de leitos de UTI na rede pública chegou a 100%. Nesta sexta-feira (4), a Secretaria Municipal de Saúde anunciou a abertura de mais oito leitos no hospital de campanha no Cervezão, que passa a ter 58 leitos.
“Este é o tipo de providência que gostaríamos de não precisar tomar, mas os números da pandemia crescem também em nossa cidade e a prefeitura vai continuar fazendo tudo o que for possível para cuidar dos infectados”, afirma o prefeito Gustavo Perissinotto.
Desde janeiro passado, o município já ampliou em 95% o número de leitos para covid na rede pública, passando de 45 para 88 leitos, sendo 58 no Cervezão e 30 na Santa Casa.
“Também ampliamos o número de testes de covid e estamos num ritmo de vacinação que coloca Rio Claro acima das médias estadual e nacional”, ressalta Giulia Puttomatti, secretária municipal de Saúde. Neste sábado (5) também haverá vacinação.
A secretária alerta sobre a importância da população colaborar no combate ao coronavírus. “Distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos continuam sendo atitudes primordiais para se evitar a infecção”, orienta Giulia. “Mesmo quem já está vacinado deve continuar se cuidando”, ressalta.
Nesta sexta-feira (4), a Secretaria Municipal de Saúde também confirmou a abertura de mais dois leitos para urgência clínica no pronto-socorro da Avenida 15. “No início do ano, tínhamos colocado mais dois leitos e agora abrimos outros dois”, explica o médico Rafael Garcia, diretor do setor de urgência e emergência da rede pública.