Prefeitura de Rio Claro contrata empresa para elaboração de projeto de engenharia para intervenção na área que está com problemas desde janeiro deste ano
A Prefeitura de Rio Claro contratou na terça-feira (7) uma empresa para a elaboração de projeto básico de engenharia para apresentar estudos de recuperação da área hoje em forma de “cratera”, no Cervezão, na altura da Rua 6 com a Avenida M-21. O local encontra-se aberto desde o início do ano, quando após forte temporal um buraco se abriu e também foram ocasionados alagamentos naquela avenida, porém na altura da Lagoa Seca. Várias casas foram atingidas e famílias tiveram perdas.
De acordo com a administração municipal, a NBR Engenharia foi contratada pela Secretaria Municipal de Obras e deve entregar em até seis meses o estudo. No local, que décadas atrás funcionava como ‘aterro sanitário’ do Grande Cervezão, estava implantada uma praça e uma rotatória.
No último dia 24 de outubro, reportagem do Jornal Cidade destacou a situação da cratera. O que parecia finalmente ‘andar’ acabou se estagnando novamente com a finalização da parte que cabia à concessionária BRK. Em 14 de agosto as obras de recuperação do sistema de esgoto foram concluídas. “Não há nenhuma pendência relacionada aos serviços de recuperação do coletor de esgoto danificado durante as chuvas do início deste ano; tendo já formalizado a conclusão dos serviços de esgoto ao Daae”, comunicou a concessionária.
A Prefeitura, por sua vez, alegou naquela matéria ao JC que já havia realizado “tudo o que poderia com recursos próprios, incluindo projeto, levantamento topográfico e documentação para licitar a contratação de serviços. Agora, a prefeitura está dependendo de recursos financeiros para realizar os demais serviços naquele local e já iniciou tentativas na Defesa Civil Nacional para a obtenção do dinheiro necessário”, afirmou.
De acordo com o titular da pasta, Valdir Oliveira Junior, esse é um projeto secundário. O principal, que remete à implantação de novas galerias de águas pluviais, desde a Rua 6 até o Córrego Olinda, foi desenvolvido e entregue ao setor de licitações no último dia 30 de outubro para a contratação da execução das obras. Ainda não há um prazo para a publicação da licitação em questão.