A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a Comunidade Terapêutica Peniel de Rio Claro estão firmando parcerias para desenvolver ações voltadas à população em situação de rua. “É uma demanda antiga, de difícil solução, e estamos dispostos a encontrar alternativas para o atendimento desta população”, observa a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Vilma Sprícigo, que nesta semana coordenou reunião sobre o assunto.
Inicialmente, uma das parcerias visa a atender homens em situação de rua, dependentes de álcool e drogas e que aceitem tratamento. Eles serão encaminhados para tratamento na comunidade terapêutica e, por intermédio dos centros de referência de assistência social (Cras), será realizado também o atendimento e acompanhamento de suas famílias.
A parceria também envolve o Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas). O acolhimento e a permanência no serviço da Comunidade Terapêutica Peniel ocorrem de forma voluntária e gratuita. Para ingressar no Peniel, a pessoa deverá apresentar uma avaliação prévia da rede de saúde do município e passar por avaliação da assistente social da organização.