Rio Claro cai, mas está no grupo de alto desenvolvimento

Antonio Archangelo

Melhor posição no ranking foi registrada em 2005, quando ocupou a 45ª posição nacional

Rio Claro caiu 37 posições no ranking nacional de desenvolvimento elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) (IFDM) divulgado na última semana, com base em 2011.

O município saiu do 104º lugar registrado em 2010 para o 141º resultado do País no ano seguinte. No Estado de São Paulo, Rio Claro passou de 72º para 85º colocado. O levantamento avalia o nível de desenvolvimento dos municípios com base em indicadores na “educação”, “saúde” e “emprego e renda” e é feito, anualmente, pela federação.

No índice consolidado -resultado da média dos três indicadores – Rio Claro registrou 0,8334. O índice está bem acima da pontuação média nacional, de 0,7320, e coloca Rio Claro entre os 5,8% dos municípios brasileiros considerados de “alto desenvolvimento”.

PREFEITURA

Em nota, a prefeitura alega que os números mostram que Rio Claro continua entre os melhores municípios do Brasil. Conforme a Firjan, o índice de 0,8334 conseguido por Rio Claro mantém a cidade na classificação alto desenvolvimento, que é o mais elevado patamar da pesquisa.

A 141ª posição nacional ratifica a posição de destaque de Rio Claro entre os mais de 5.500 municípios do Brasil. A prefeitura ressalta também que, exceção feita ao ano 2010, o índice divulgado agora é maior do que os dos cinco anos anteriores.

A matéria na íntegra você confere na edição impressa do JC desta quinta-feira, dia 5. Se você é assinante, clique aqui e acesse a edição digital.

Redação JC: