Rio Claro mantém clima quente e sem chuvas, enquanto Sul do Brasil enfrenta situação alarmante

Imagem ilustrativa

O tempo permanecerá estável no estado de São Paulo, com céu claro a poucas nuvens devido à atuação de uma massa de ar seco e quente, que inibe a formação de nuvens associadas a chuvas. As temperaturas permanecerão elevadas em Rio Claro durante a tarde, enquanto a umidade relativa do ar permanecerá em níveis baixos.

A temperatura mínima registrada hoje (07) no campus da Unesp foi de 16.3°C, com a máxima prevista para alcançar os 33°C. Na quinta-feira (09), uma frente fria pouco significativa se deslocará pelo oceano, ao largo do litoral paulista, ocasionando aumento na nebulosidade na região sul e faixa leste do estado. Espera-se chuvas isoladas no litoral a partir da tarde, entretanto, não há previsão de chuva para a nossa região.

A região Sul do Brasil continua sob alerta de perigo extremo de tempestades, com risco de alagamentos generalizados, chuvas entre 50mm e 100mm e ventos de até 100km/h. Isso se deve a uma frente fria associada à área de umidade proveniente da Amazônia, além de um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai e a formação de um ciclone extratropical.

A massa de ar seco e quente que atua sobre a região Sudeste do país impede que a umidade suba, resultando na estagnação sobre a região sul, o que agrava ainda mais a situação local. Com a rede pluvial inundada e a macrodrenagem saturada, qualquer volume de chuva se torna significativo, incapaz de ser absorvido ou escoado adequadamente. Informações da estação Ceapla-Unesp e prefeitura de Rio Claro.

Redação JC: