Rio Claro: mês de janeiro termina com apenas um homicídio registrado

DIG é responsável pelas investigações dos casos

Desde o ano de 2012, o município não obtinha uma estatística como esta

O mês de janeiro se encerrou ontem e o município de Rio Claro teve apenas um homicídio. Saldo positivo comparado a outros anos que registraram bem mais mortes.

O único assassinato aconteceu no dia 16 no bairro Jardim das Nações. Wiltemberg Vinicio de Oliveira Melo, 27 anos, foi baleado com pelo menos quatro tiros na parte posterior da cabeça e um no tronco, morrendo na hora. O crime aconteceu em frente ao condomínio África, onde a vítima residia.

Populares disseram que dois indivíduos, em uma motocicleta, se aproximaram do local onde Wiltemberg estava e atiraram contra ele, fugindo na sequência. Peritos estiveram no local e recolheram 13 estojos de calibre 380. A Polícia Civil, através da DIG, segue na investigação, apurando a motivação e autores.

Fazendo um comparativo com janeiro do ano passado, houve redução de 83,33% neste tipo de crime. Aliás, janeiro de 2023 foi um dos mais violentos da série histórica, que começou em 2001, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado de São Paulo, fechando com seis homicídios (veja tabela abaixo que mostra o número de homicídios referentes somente a janeiro desde a primeira contagem).

O Jornal Cidade também traz abaixo dois retrospectos com os homicídios de janeiro do ano passado e deste ano, onde o leitor pode conferir a data em que o crime aconteceu, o local, quem é a vítima e como se deu o assassinato.

Vlada Santis: