Divulgação
A prefeitura de Rio Claro encaminhou na sexta-feira (17) à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, solicitação de recursos para ampliar o número de ecopontos no município, que conta atualmente com seis dessas unidades espalhadas pela cidade. O assunto foi tratado pelo prefeito Du Altimari durante audiência, em São Paulo, com a secretária Patrícia Iglecias, que acatou o pedido e vai estudar a viabilidade do pleito rio-clarense.
Altimari avaliou que o encontro teve resultados promissores. “Ela nos pareceu sensível às nossas reivindicações e estamos otimistas com a possibilidade de que o governo estadual libere recursos para darmos seguimento ao programa de ecopontos na cidade”, afirmou. Ao expor seus argumentos à secretária Patrícia, o prefeito relatou as intervenções desenvolvidas no município nos últimos anos em favor do meio ambiente e, consequentemente, também da elevação da qualidade de vida.
Na preleção que fez à secretária, Altimari referiu-se aos seis ecopontos existentes, que funcionam de segunda a sábado, inclusive nos feriados, integrados a um conjunto de ações que representam uma grande força auxiliar para manter a cidade limpa, junto com a coleta seletiva, que contempla hoje 100% da área urbana, e o Cata Bagulho, responsável pela coleta domiciliar de móveis e eletrônicos inservíveis, além de lâmpadas, restos de madeira, ferragens e outros materiais.
A exposição feita pelo prefeito, para enfatizar a necessidade de ampliação da rede de ecopontos em Rio Claro, incluiu informações sobre a recuperação de cursos d’água importantes, como o córrego da Servidão, Ribeirão Claro e córrego Lavapés, todos livres do despejo de esgotos. Altimari citou também a construção da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), do Jardim Novo, que quando pronta dotará o município de 100% de coleta e tratamento de esgoto.