Na noite desta segunda-feira (7h), jogando no Felipão, o Rio Claro Basquete recebeu o Flamengo para um jogo difícil e importante pelo NBB.
Em quadra, o time comandado por Fernando Pena conseguiu dificultar a vida do rubro-negro em alguns momentos, mas a superioridade e favoritismo do time visitante falou mais alto e o Rio Claro saiu derrotado.
No primeiro quarto, o Leão começou um pouco desligado e o Flamengo abriu vantagem de dez pontos logo nos dois primeiros minutos, principalmente devido aos erros do ataque do Rio Claro e ao bom aproveitamento do time carioca nas bolas de três.
Após uma parada técnica, o Leão conseguiu equilibrar o jogo, melhorando na defesa e criando melhores oportunidades no ataque. Com isso, o Rio Claro buscou a vantagem e chegou a virar o placar brevemente.
A partir daí, os times conseguiram alternar boas jogadas e o jogo ficou mais intenso. Ao final do primeiro quarto, o placar apontava 23 a 21 para o Flamengo.
No segundo quarto, o jogo seguiu equilibrado e os times entraram em troca franca de pontos, com o Flamengo quase o tempo todo à frente. Final do primeiro tempo: 41 a 36 para o time visitante.
O terceiro período começou com os times tendo dificuldades para achar espaços e criar boas oportunidades. Com isso, os dois lados pouco conseguiam pontuar e o placar ficava praticamente inalterado.
Como tinha dificuldades para infiltrar na defesa do Leão, o time carioca passou a apostar nas bolas de três. E a estratégia deu certo. Na qualidade e precisão de seus atletas, o Flamengo enfileirou cestas triplas e conseguiu abrir mais de 20 pontos de vantagem em alguns momentos.
Aos poucos, o Rio Claro tentava revidar e conseguiu alguns pontos, mas não o suficiente para incomodar muito o rubro-negro, que seguiu com boa vantagem e fechou o terceiro quarto em 66 a 51.
No período final, o Flamengo aproveitou o placar largo para jogar mais tranquilo na partida e garantir a vitória pelo placar de 99 a 79.