Neste sábado, 10 de agosto, é a vez de Rio Claro receber as atrações do Caminhão Conhecendo os ODS. Após passar por Joinville (SC) e Manaus (AM), a ação chega à cidade oferecendo uma ampla programação para mostrar, na prática, como cada um pode colaborar para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A programação será realizada das 10h às 18h, e a população está convidada a participar de mais de 30 atividades gratuitas na Praça Central da cidade, localizada na rua 1, Centro.
Dicas e orientações sobre saúde, aferição de pressão arterial, teste de Hepatite C, de glicemia, avaliação nutricional são algumas das atividades disponíveis durante a ação. Os visitantes também poderão participar de oficinas de culinária sustentável com Consulado da Mulher e de produção de hortas em garrafas PET; informações sobre plantas alimentícias não convencionais (PANCs), compostagem doméstica e demonstração de energia solar com bomba d´água. Também haverá palestras sobre como construir um bom currículo, como usar a comunicação não-violenta, além exposição de projetos socioambientais desenvolvidos na cidade por diferentes instituições.
O projeto ‘Caminhão Conhecendo os ODS’ é realizado pela NTICS Projetos, com patrocínio da Whirlpool Corporation. Rio Claro é uma das três cidades do país a receber o projeto, que já reuniu 4,7 mil pessoas em Joinville e 3,2 mil em Manaus. As três cidades escolhidas para receber o projeto abrigam as três unidades de produção da Whirlpool Corporation no Brasil.
Segundo Bernardo Gallina, Vice-Presidente Jurídico, Compliance, Sustentabilidade, Segurança Corporativa, RI e Comunicação da empresa, as metas da ONU são muito relevantes e a empresa está empenhada no compromisso de atingir todos os objetivos.
“Com o caminhão nossa expectativa é impactar mais de 20 mil pessoas, além de conscientizar e engajar as comunidades sobre a importância dos temas. Temos uma atuação contínua de Responsabilidade Social, na qual já assistimos a mais de 30 mil mulheres em todo o país e de Sustentabilidade, onde conseguimos importantes resultados no uso sustentável dos recursos naturais (água e energia), na redução da emissão de gases e resíduos, por exemplo, e agora vamos expandir nossa atuação em outros assuntos que envolvem o desenvolvimento do planeta ” afirma Gallina.
Caminhão na Praça
A chegada do Caminhão Conhecendo os ODS em Rio Claro está prevista para sexta, 9 de agosto, quando será realizado o Talks Conhecendo os ODS, pré-evento do projeto, formado por mini apresentações que contextualizam a aplicação da Agenda 2030 por empresas, instituições e setor público. No sábado, Caminhão ficará estacionado na Praça Central e, dentro dele, o público poderá conhecer informações, exposição de fotos e vídeos em realidade virtual relacionados aos ODS 1, 5,10 e 16. Fora do caminhão, tendas representativas dos outros 13 temas vão oferecer atividades diversas.
Além disso, haverá programação especial para crianças e, no palco do projeto serão apresentadas atrações como dança do ventre, dança circular, meditação, shows de voz e violão com Laurinha Ribeiro e Beatriz Bessa, além de rodas de conversa sobre parto e trabalho de doulas, creche parental e outras atrações.
Para participar das atividades, não é necessário fazer inscrição prévia e o acesso é gratuito. Toda a programação do ‘Caminhão Conhecendo os ODS’ foi organizada em parceria com entidades públicas e privadas, empresas e voluntários da cidade.
Sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Os ODS indicam como as nações podem alcançar um desenvolvimento social, econômico e ambientalmente sustentável, tendo como foco um mundo melhor para todos. Os 17 Objetivos e suas 169 metas para melhorar os indicadores em várias áreas foram definidos em 2015, em continuidade e aprimoramento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), por 193 países durante a Assembleia Geral da ONU. O Brasil foi um desses países a assinar compromisso de melhorar seus indicadores até o ano de 2030. Por isso, os ODS também são conhecidos como Agenda 2030.
Cada um dos objetivos trata de uma área diferente, mas estão interligados. São eles:
1 – Erradicação da Pobreza.
2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável.
3 – Saúde e Bem-Estar.
4 – Educação de Qualidade.
5 – Igualdade de Gênero.
6 – Água Potável e Saneamento.
7 – Energia Acessível e Limpa.
8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico.
9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura.
10 – Redução das Desigualdades.
11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.
12 – Consumo e Produção Responsáveis.
13 – Ação contra a Mudança Global do Clima.
14 – Vida na Água.
15 – Vida Terrestre.
16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
17 – Parcerias e Meios de Implementação.
Para saber mais sobre o projeto, acesse o site http://ntics.com.br/caminhaoods.