Adilson Moreira é um apaixonado por carros antigos, chegou a ter uma coleção de oito carros esportivos nacional, mas acabou desfazendo dos mesmos. “Eles foram ficando velhos e já não cabia mais na minha casa, então decidi vender todos e para não ficar sem nenhum carro antigo acabei comprando esse pela originalidade dele. Está muito original é tido como o mais original aqui no Brasil na categoria TL, então comprei esse aqui pra curtir e estou curtindo o ‘tal’ do TL” afirmou o aposentado satisfeito com a aquisição.
Há seis anos Adilson comprou o TL do ano de 1972 pela internet, através de uma página de carros antigos “achei ele lá e fui ver em Itatiba, ele era de lá, vimos, gostamos e acabei comprando” relata o senhor.
Sua originalidade chega ao ponto do Sedan VW 1600 TL ainda ter o manual do proprietário em perfeito estado. O carro de placa preta tem pintura original, a cor é chamada de azul diamante, “vulgarmente chamada de azul calcinha”, comenta Adilson em meio a risos.
Com o interior impecável, o aposentado conta que tudo funciona no carro. O painel que imita madeira jacarandá tem volante grande, velocímetro que chega a 160 km/h, cinzeiro, botão de farol e limpador de para-brisas, grade para entrar o ar externo, porta luvas e rádio original da Volkswagen.
Cada detalhe observado no interior do TL, como quebra vento, maçaneta, fechador da janela traseira, cinzeiro para passageiros, bancos e cinto de segurança, desperta um ar de nostalgia aos amantes dos clássicos e ao mesmo tempo aguça a curiosidade do público jovem que nunca andou em um carro desse.
Associado ao Antigo Auto Clube de Rio Claro, Adilson quando pode, participa de eventos aqui em Rio Claro e em algumas cidades da região. “É um carro difícil de ver em encontros porque quando saiu de linha, como a Variant, acabou sendo usado por profissionais de mão de obra pesada como pedreiro, carpinteiro e encanador e os carros acabam estragando, por isso acaba sendo raro encontrar um carro desse inteiro” relata o admirador de clássicos.
E apesar do carro estar em perfeito estado, Adilson está vendendo o TL, e conta o motivo: “estou querendo vender para comprar um Karmann-Ghia TC que é o que eu mais gosto”.