Rotatória de caixa d’água terá intervenção no trânsito

Lucas Calore

Diariamente, milhares de carros, motos, ciclistas e pedestres passam pela rotatória, onde fica uma caixa d’água. Aquela região concentra bastante movimento. Por ali há um posto de combustíveis, um grande supermercado, entre outros diversos estabelecimentos comerciais, além de uma considerável praça.

Em horários de pico, como no início da manhã, horário do almoço e final de tarde, os condutores devem ter paciência e cautela, uma vez que a sinalização no trecho é precária e, muitas vezes, a pressa de alguns pode fazer com que acidentes aconteçam.

A expectativa é de que a reestruturação e semaforização da rotatória organizem o trânsito nas imediações da rotatória da Avenida 40 (FOTO: BRUNO LEITE)

População opina

A reportagem do JC esteve no local para averiguar a situação nessa quinta-feira (7). Na praça, conversou com um ambulante que vendia espigas de milho. Para o senhor Lídio B. Ireno, o local aparentemente é tranquilo, era a segunda vez que fazia ponto de venda por lá.

Já o comerciante Josué A. Silveira afirma que os horários de pico são complicados e que há necessidade de intervenção no trecho. Para a dona de casa Zulmira V. Ceccato, que mora defronte à rotatória há 43 anos, a movimentação de veículos é intensa o dia todo.

Ações da Prefeitura

A Prefeitura de Rio Claro afirmou que está preparando a completa reestruturação da rotatória da Rua 14 com Avenida 40. Ela será ampliada e semaforizada em trabalho similar ao realizado recentemente na rotatória da Avenida 29 com Rua 9.

Em nota, ainda, afirmou que um dos motivos que levam ao congestionamento de veículos está no fato daquele trecho ser um “gargalo de trânsito”, ou seja, é ponto de convergência de veículos de várias regiões da cidade, devido ao acesso mais direto oferecido a muitos bairros.

Isso dificulta o uso de rotas alternativas, principalmente pelo fato de que muitas vias que saem ou passam pela Avenida 40 não têm continuidade e, portanto, não dão acesso para outras regiões.

Administração Municipal afirmou ao JC que a topografia da área onde está a rotatória, na Rua 14 com a Avenida 40, já foi feita e, no momento, estão sendo levantados os dados estruturais e ambientais do cruzamento, como postes, árvores, entre outros.

Redação JC: