Roubos de carga crescem em Rio Claro

Adriel Arvolea

Somente em Rio Claro, de janeiro a abril, foram registradas quatro ocorrências de roubo de carga. A estatística supera o total do ano em 2012, três; 2013, dois roubos; e 2014

Polícia Federal deflagrou no dia 21 de maio a Operação ‘Jammer’, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava no roubo de cargas, na região de Campinas. Foram cumpridos 24 mandados de prisão e 20 mandados de busca e apreensão. A ação contou com a participação da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Federal e do Gaeco.

As investigações iniciaram em fevereiro deste ano, a partir da constatação de vários roubos de carga, em estradas na região de Campinas, que seguiam um mesmo padrão de procedimento, o que indicava que poderia se tratar da atuação de um mesmo grupo. “Observou-se, também, que, após abordagem do transportador da carga, a organização usava bloqueadores de sinais de rastreadores (jammers), inibindo o monitoramento de veículos utilizados no transporte de cargas de maior valor”, explica em nota.

Segundo a investigação, os criminosos agiam nas rodovias que cortam os municípios de Atibaia, Boituva,Campinas, Jundiaí, Rio Claro, São Carlos e São Roque. Carregamentos de carne, café e chocolates eram os alvos da quadrilha.

No Estado de São Paulo, os roubos a carga apresentaram alta de 8,4% em abril de 2015, variação que representa uma inversão de tendência com relação a março, quando o indicador teve amento de 32,38%, segundo levantamento da Secretaria de Segurança Pública (SSP). De março para abril, houve queda de 13,42%.

Somente em Rio Claro, de janeiro a abril, foram registradas quatro ocorrências de roubo de carga. A estatística supera o total do ano em 2012, três; 2013, dois roubos; e 2014, três, conforme dados fornecidos pela SSP.

Redação JC: