O município de Rio Claro prestou homenagem na tarde desta quarta-feira (9) para Maria Helena de Lavor Pinheiro que, em 2011, foi a primeira aluna do curso de corte e costura no Jardim Panorama. A sala onde estudou leva agora o seu nome.
“O nome de Maria Helena está eternizado, num reconhecimento ao trabalho que realizou nesta comunidade”, observou Bruna Perissinotto, presidente do Fundo Social de Solidariedade e que representou o prefeito Gustavo no evento.
A homenagem foi realizada com base na lei assinada pelo prefeito Gustavo em junho deste ano, a partir de projeto de lei do vereador Geraldo Voluntário, que aceitou sugestão de Lucas Rodrigues, servidor na Secretaria de Turismo e que acompanha as atividades do Jardim Panorama.
Jeferson Luis Pinheiro, filho de Maria Helena, destacou que não só a família está feliz com a homenagem, mas também a comunidade, pois sua mãe foi uma pessoa que teve grande participação naquela região da cidade.
O vereador Geraldo Voluntário afirmou que Maria Helena foi um exemplo de determinação, acreditando em seus sonhos e buscando concretizá-los. “É uma homenagem muito justa esta que Rio Claro lhe presta”, ressaltou.
Da solenidade também participaram o viúvo da homenageada, Rubens Pinheiro, os filhos Elinton Aparecido Pinheiro e Jeferson Luis Pinheiro, as irmãs Dirce, Lucia e Célia e demais familiares. Entre as autoridades, os vereadores Hernani Leonhardt e Julio Lopes, os secretários municipais Ronald Penteado (Serviços Públicos), Tu Reginatto (Governo), Guilherme Pizzirani (Turismo) e Agnelo Matos (Habitação), Sindy Sala Sá de Sousa, coordenadora do Cras Panorama e Domingos Pereira, coordenador do Projeto Panorama.
Histórico da homenageada
Maria Helena de Lavor Pinheiro nasceu em Adamantina. Era filha do barbeiro João Freires de Lavor e da dona de casa Maria Aparecida Zago de Lavor. Em 1970, passou a residir em Rio Claro, onde conheceu o seu companheiro de vida, Rubens Pinheiro, e teve dois filhos Jefferson Luiz Pinheiro e Elinton Aparecido Pinheiro.
Desde cedo demonstrou muito apreço em estudar e obter novos conhecimentos. Não conseguiu dar início ao curso de licenciatura, um sonho seu, por precisar trabalhar para ajudar no sustento de seus sete irmãos.
Foi no curso de corte e costura, oferecido no Jardim Panorama, que viu a oportunidade de aprender um novo ofício. Tornou-se aluna do curso, no qual não só aprendeu um novo ofício como construiu novos laços de amizade.
Maria Helena faleceu em agosto de 2020, deixando um legado de determinação, amor à vida e muitos amigos, um exemplo para todos.