Em 2023 foram 8.471 atendimentos. Em 2024, de janeiro até 30 de novembro, 8.734 atendimentos
Em julho de 2011 entrou em funcionamento em Rio Claro o Samu Regional que com sede no município também abrange a microrregião composta pelas cidades de Corumbataí, Analândia, Itirapina, Ipeúna e Santa Gertrudes. Sem dúvida uma importante conquista que ao longo destes 13 anos cresceu em números e se aperfeiçoou em termos de atendimentos e suporte.
Em 2023, de janeiro a dezembro foram realizados 8.471 atendimentos. Já em 2024, de janeiro até 30 de novembro, foram 8.734 atendimentos. Nos horários de pico, especialmente de entrada e saída do trabalho, aumentam os chamados envolvendo acidentes de trânsito. Mas o trabalho vai além como explica a enfermeira Tatiana Zanóbio, que coordena o Samu.
“O serviço deve ser chamado em caso de vítimas inconscientes, crises convulsivas, pessoas com dor no peito, acidentes com arma branca e de fogo, quedas, choque elétrico, intoxicações, queimaduras graves, trabalho de parto, acidentes de trânsito e em casos de surtos psiquiátricos”.
Em âmbito regional, o Samu agrega sete viaturas, seis para suporte básico e um de suporte avançado. Em Rio Claro ficam três viaturas (duas de suporte básico e uma de suporte avançado) e as demais viaturas são de suporte básico e ficam nas cidades de Santa Gertrudes, Itirapina, Corumbataí e Ipeúna.
O serviço (telefone 192) é prestado 24 horas com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas, em uma estrutura com 54 profissionais somente em Rio Claro. Há também as equipes das cidades da microrregião.
Para 2025, a prefeitura de Rio Claro está pleiteando com o Ministério da Saúde novas viaturas. Quanto aos profissionais, a equipe do Samu atua com quadro completo. “A expectativa é dar continuidade aos treinamentos, inclusive para profissionais que atuam em estabelecimentos de ensino, como vem sendo feito”, informou a administração municipal.