Santa Gertrudes pleiteia gestão da antiga Estação Ferroviária

O prefeito Lázaro Gino (PL) em reunião nesta semana na cidade de São Paulo na Secretaria de Patrimônio da União

A Prefeitura de Santa Gertrudes está pleiteando a concessão da área da antiga Estação Ferroviária do município. A articulação acontece há um ano e nesta semana um novo avanço foi registrado. O prefeito Lazaro Noé da Silva (Gino) e o vereador Willian Bento estiveram em São Paulo em reunião com o superintendente da Secretaria de Patrimônio da União, Celso Carvalho, e sua equipe técnica. A administração já possui recursos financeiros e o projeto para a revitalização do espaço, transformando assim um ponto vulnerável em uma área de lazer, cultura e convívio social.

Em entrevista de ontem (10) no Grupo JC de Comunicação, Gino falou do projeto. “Queremos recuperar a Estação. Estamos adquirindo nove terrenos na frente para justamente fazer uma recuperação. A nossa cidade não tem entretenimento jovem para as famílias, nossa preocupação era buscar recursos para fazer isso. O recurso que queremos é somente o prédio da Estação, o restante é por conta do município. Não pedimos um centavo para o Governo do Estado e Governo Federal. O que queremos é pegar a Estação de volta para reformá-la e dar uma área de lazer para os jovens, eles merecem. Eles não podem ficar num local sem proteção”, afirma o prefeito.

Gino explicou anteriormente a necessidade de um trabalho em conjunto entre a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para viabilização da concessão ao município. “Fomos até São Paulo para conseguir fazer Santa Gertrudes ter uma área específica para jovens e famílias. Fomos até a SPU, para nossa surpresa uma parte está com o Governo Federal e outra com o Governo Estadual.

“Pegamos a documentação para unificar para que o município possa pegar as duas partes. Estamos unificando e vamos marcar uma reunião no Dnit para sair realmente essa área para o município. A população não sabe. Queremos fazer de Santa Gertrudes um parque turístico, mostrar a história de Santa Gertrudes. Falamos da pressa que nós temos e eles se preocuparam”, conclui o prefeito da cidade vizinha.

Lucas Calore: