O município de Santa Gertrudes se tornou oficialmente a Capital Nacional da Cerâmica de Pisos e Revestimentos. O título foi publicado no Diário Oficial da União dessa quarta-feira (29), após sanção do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). O autor do projeto na Câmara dos Deputados é o ex-deputado Ricardo Izar (SP), que destacou durante a tramitação da proposta que o Polo Cerâmico de Santa Gertrudes é maior das Américas.
“Lá pelos anos 20 e 30 do século passado, os moradores da região notaram a boa qualidade da argila existente no subsolo, que além do mais era fácil de extrair. Assim surgiram as primeiras cerâmicas, para a redução de telhas e tijolos. Depois vieram os pisos”, comentou o parlamentar. O texto da lei tramitava desde o ano de 2016. O então vice-prefeito da época, Paulo Zemuner, o articulou.
O prefeito Lázaro Gino comentou que “sem dúvida, esta lei reconhece o valor da nossa cidade e enaltece a população. Santa Gertrudes é maior polo cerâmico das Américas e o terceiro maior produtor do mundo”, disse.
Dezenas de indústrias cerâmicas constituem o Polo Cerâmico, que é onde fica a sede da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer) e do Sincer (Sindicato das Indústrias da Construção, do Mobiliário e de Cerâmicas de Santa Gertrudes). Hoje, a Aspacer conta com 26 indústrias cerâmicas associadas que são responsáveis atualmente por 14 mil colaboradores diretos e geram cerca 200 mil indiretos ao longo da sua cadeia produtiva da construção civil. A entidade também abriga dentro de seu escopo associativo 49 sócios colaboradores ligados ao setor cerâmico.
O Estado de São Paulo tem um papel de destaque na produção nacional de revestimentos cerâmicos, representando hoje 70% da produção nacional, sendo que cerca de 92% da produção de todo o Estado está localizada no Polo Cerâmico de Santa Gertrudes. O setor cerâmico paulista representa também uma das maiores forças empresariais do Brasil, sendo o segundo maior consumidor de Gás Natural no País. Das 26 cerâmicas associadas à Aspacer, 20 estão localizadas no Polo Cerâmico formado pelas cidades de: Limeira, Cordeirópolis, Santa Gertrudes, Rio Claro, Ipeúna, Piracicaba e Iracemápolis.