Secretário explica obras de asfalto no Nova RC

A Prefeitura Municipal está executando obras para levar asfalto para o bairro Nova Rio Claro, que após décadas receberá a infraestrutura. No entanto, nem todo o loteamento será contemplado. Isto por que, conforme a reportagem do JC revelou anteriormente, parte da localidade está sob área próxima à margem do leito do Rio Corumbataí, o que impede novas obras. Ainda assim, a população dos trechos não contemplados pede por atenção do poder público.

“Existem pedaços de ruas que não vão receber pavimentação, não é justo o bairro inteiro receber e a gente não, nós também pagamos impostos. Por que só nestes pedaços não dá para fazer? Em outros lugares onde tem enchente foi resolvido”, reclama a moradora Leni Alves de Oliveira dos Santos que acrescenta que mora no Nova Rio Claro há 20 anos, mas que só teria sido registrada apenas uma enchente naquela localidade em questão.

Conforme o edital de contratação da empresa que está executando as obras, os trechos da Rua 19-NR, Rua 20-NR, Rua 21-NR, Rua 22-NR e também da Rua 23-NR, e da Avenida 7-NR (entre a Rua 19-NR e a Rua 22-NR, e também até a Rua 23), não poderão ser executadas devido aos dimensionamentos dos estudos hidrológicos e à cota de cheia do Rio Corumbataí. Mesmo sendo vias públicas do Nova Rio Claro, esses trechos estão em “cotas” abaixo da cota de cheia do Rio Corumbataí, ou seja, durante o período chuvoso, ficam submersos pelas águas pluviais, segundo informa a própria Prefeitura.

A informação foi corroborada novamente pelo secretário Valdir Oliveira Junior, da pasta de Obras. “Por conta do alagamento, vai estourar o asfalto e atrapalhar as galerias. Se é local de alagamento, quando subir as águas vai atingir o trecho, é uma situação complicada para os moradores. A Prefeitura não tem condição de fazer manutenção o tempo todo. A periodicidade das enchentes não tem como prever, mas foi tecnicamente calculado”, finaliza.

Lucas Calore: