Segundo PM, maioria dos roubos contra pedestres envolve celular

Carine Corrêa

Em um assalto no dia 10 de junho, assaltantes entraram na garagem de uma casa e levaram um celular, um dos objetos mais cobiçados em ações rápidas

O desejo por um aparelho celular e a troca do eletrônico por drogas podem ser alguns dos motivos que levam adolescentes ou pessoas de outras faixas etárias a praticarem delitos. Segundo a coordenação operacional da Polícia Militar de Rio Claro, a maior parte dos assaltos contra pedestres envolve os celulares.

“Em razão da grande circulação de jovens, em especial no fim de semana, na área do shopping e da Estação Ferroviária, verificamos uma incidência maior desses delitos nessa região. Esse aumento nos levou a direcionar o policiamento nessa área”, observa o major Rodrigo Arena.

De acordo com os dados estatísticos de Rio Claro, o número total de roubos na cidade até o mês de maio de 2014 foi de 561 casos. Neste ano, o número se reduziu para 452 ocorrências, o que representa uma queda de 19%. O balanço também envolve assaltos em outras situações, como ações contra residências, etc.

Segundo Arena, algumas medidas podem ser tomadas com a finalidade de evitar a abordagem por pessoas suspeitas. A principal, de acordo com o policial, é evitar a exposição desnecessária do aparelho. “Existem também locais mal iluminados, mais distantes e menos frequentados que podem ser evitados pela população”, destacou.

iPhone

No começo do mês passado, um assalto em uma residência causou comoção pública em Rio Claro. O motivo foi a agressividade com a qual duas pessoas praticaram um roubo contra uma mulher, em uma residência na Rua 4, no bairro Vila Operária. Uma câmera de segurança localizada na garagem da casa gravou toda a ação dos ladrões.

>>> Clique aqui e confira vídeo

As imagens mostravam que um deles entrou no imóvel e tentou retirar a mulher que estava que estacionando o carro na garagem. Ele faz força e chega a imobilizá-la no chão. O comparsa conseguiu levar o aparelho celular da vítima, um iPhone. O outro foi preso.

Redação JC: