Divulgação/Prefeitura de Rio Claro
A prefeitura de Rio Claro iniciou na semana passada a implantação de semáforo na Avenida Brasil, em frente ao Samu. O sinal de parada aos demais veículos será acionado pelo serviço de saúde, para agilizar a saída das viaturas médicas.
“É um sistema similar ao que já existe em frente ao Corpo de Bombeiros”, explica o secretário de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, José Maria Chiossi. “O objetivo é permitir a saída rápida das ambulâncias principalmente nos horários de pico”, acrescenta.
O Samu está localizado em ponto estratégico da cidade, em via de trânsito rápido e com acesso às principais avenidas do município. “Com o crescimento do número de veículos em Rio Claro, a Avenida Brasil também ganhou maior fluxo, o que exigiu esta medida de reorganização do trânsito no local”, explica Chiossi.
Na sexta-feira (22) foi colocado o poste do semáforo. O aparelho deverá ser instalado nesta semana, após a secagem da base da estrutura. ”Nos horários de pico, é sempre mais difícil para novas viaturas saírem do posto, pois são milhares de carros que passam em frente ao nosso portão”, observa Eleny de Almeida, da coordenadoria do Samu. “Com este semáforo, teremos garantia de uma saída imediata”, ressalta.
Chiossi informa que o semáforo será fechado para os veículos que estão na Avenida Brasil somente quando as viaturas do Samu precisarem fazer algum atendimento. “O próprio motorista do Samu irá acionar o botão para fechar o semáforo”, explica.
A expectativa é de que o semáforo para o Samu entre em funcionamento nos próximos dias. O serviço foi providenciado pela prefeitura a partir de requerimento do vereador João Zaine, presidente da Câmara Municipal. O Samu foi implantado em Rio Claro no ano de 2011 e até agora já quase 100 mil atendimentos.