Senado aprova resolução e anfetaminas voltam ao mercado

Da Redação

Leia aqui a matéria sobre anfetaminas publicada no Jornal Cidade do dia 3 de agosto

O plenário do Senado Federal revogou, na noite de terça-feira (2), resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proibia o uso de inibidores de apetite produzidos com as substâncias anfepramona, femproporex e mazindol (anfetaminas).

Sendo um decreto legislativo, a decisão não precisa de sanção presidencial e entra em vigor ao ser publicado pelo Diário Oficial. No último dia 3 de agosto, o Jornal Cidade publicou matéria sobre o assunto, onde o endocrinologista Rodrigo Garcia explicou que a função desses medicamentos é auxiliar, já que o tratamento para perda de peso deve ser a mudança de hábitos alimentares e a introdução dos exercícios físicos à rotina do paciente.

“Como (a obesidade) se trata de uma doença crônica, de difícil tratamento e que leva a várias condições mórbidas, o uso de medicações que auxiliem na perda e manutenção desta perda são sempre bem vindas e de grande valia, desde que usadas de forma correta e sob supervisão”, defendeu Garcia.

O senador Humberto Costa, líder do PT no Senado, foi um dos poucos a se pronunciarem contra a liberação e apontou lobby pesado da indústria farmacêutica: “Tivemos uma resolução do Conselho Nacional de Políticas Antidrogas favorável a essa resolução da Anvisa, mostrando que é um tema muito polêmico. Não é uma unanimidade”, afirmou.

Com informações de G1

Redação JC: