Lucas Calore
Há 25 anos que o Centro de Atividades “José Felício Castellano”, do Serviço Social da Indústria (Sesi) Rio Claro, foi inaugurado. A marca, datada em 28 de maio passado, foi comemorada pela equipe da unidade e toda comunidade que usufrui do espaço estimado em 60 mil² e compõe escola, teatro, ginásio, quadras, clube, campo e muito mais.
Cidadania
Luiz Gonzaga Renosto, diretor do Sesi Rio Claro e que trabalha na unidade desde a inauguração, orgulha-se das transformações que a instituição promoveu em todo esse tempo: “As maiores transformações foram no ser humano. Na população como um todo. O Sesi tem uma estrutura que contribui para a cidadania da comunidade. Damos oportunidades para pessoas que não conseguiriam ter. Independente de classe e condição social, qualquer um pode vir aqui estudar, praticar esportes e participar das atividades”.
Saúde e Segurança
Renosto também falou um pouco das novidades do Sesi RC para o município. “O presidente da Fiesp e do Conselho Sesi-SP, Paulo Skaf, tem unido esforços para investimentos em nossa unidade, dentre eles o mais recente e maior foi a Unidade de Segurança e Saúde (USE), que tem por finalidade prestar serviços técnicos e profissionais especializados oferecendo ações integradas e customizadas em segurança de saúde no trabalho para empresas da região”, relata.
“O Sesi entrou no mercado no mês de abril para fazer um trabalho eficaz e de prevenção com equipe multidisciplinar formada por Medicina do Trabalho, Fonoaudiologia, Técnico de Segurança e Ergonomia”, completa Renosto.
Há também outro programa voltado para Reabilitação Profissional com equipe de psicóloga, terapeuta ocupacional, médico fisiatra e fisioterapeuta. Vale destacar que o Sesi é o campeão de 2017 do “Top Of Mind de Proteção”, premiação que reconhece o esforço das organizações voltadas à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
O Sesi Rio Claro também oferece um programa voltado para ginástica nas empresas. “Consiste em levar um profissional da Educação Física para um trabalho preventivo e incentivar o trabalhador a sair do sedentarismo. São três vezes por semana, de oito a 12 minutos por aula”, detalha o diretor.
Esporte
No último mês, o programa Atleta do Futuro promoveu o convênio com os municípios de Rio Claro, Santa Gertrudes e Itirapina. São quase 700 vagas para crianças de seis a 17 anos para aulas em modalidades esportivas. Em Santa, são 340 vagas e Itirapina, 180. Há vagas disponíveis nas três cidades. O projeto 60+, para a população da terceira idade, reúne atividades sociais e físicas duas vezes por semana na unidade.
Cultura
A programação do Teatro do Sesi para o mês de junho já foi divulgada. Na próxima sexta-feira (9) e sábado (10) será encenado gratuitamente o espetáculo adulto de comédia dramática “Uma Noite Sem o Aspirador de Pó”.