Solidariedade: dezenas de cães esperam por adoção no Canil Municipal

Lucas Calore

Que o cachorro é o melhor amigo do homem todos sabemos. Porém, muitos moradores de Rio Claro não sabem que há dezenas de cachorros esperando por uma amizade.

O Canil Municipal do município conta com a Adoção Responsável, uma campanha permanente de adoção de cães com o objetivo de conscientizar a população interessada em adotar.

Painel, que apresenta alguns dos cachorros que esperam por adoção, está na entrada da antiga Estação Ferroviária

Na entrada da antiga Estação Ferroviária, na Rua 1 com a Avenida 1, há um painel que mostra diversos dos animais disponíveis para a adoção.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, há cerca de 80 cachorros atualmente para serem adotados. Neste ano de 2015 já foram adotados outros 79 animais.

A administração dispõe de um serviço de avaliação e acompanhamento das condições do animal e, no momento da adoção, o novo dono o recebe vacinado, castrado e vermifugado.

COMO ADOTAR?

O interessado pode se dirigir ao Canil Municipal, localizado na Avenida 8 com a Rua 1-B, munido de comprovante de residência e RG e, claro, muita vontade de ter um novo melhor amigo de quatro patas.

INVERNO

Quem não pode adotar um cachorro pode ao menos ajudá-lo a não sentir frio. A campanha “De gelado, já basta o focinho” continua sendo realizada pela Diretoria de Proteção Animal da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema).

A população pode doar roupas e cobertores para os animais que estão esperando por adoção no Canil Municipal.

ABANDONO

A Prefeitura de Rio Claro lembra que o acolhimento e a proteção animal no município são de responsabilidade da Diretoria de Proteção Animal da Sepladema. O Centro de Controle de Zoonoses não cuida de animais, mas de prevenção e controle de doenças provocadas por eles, como raiva, febre maculosa, leptospirose, entre outras.

Os agentes municipais alertam que abandonar, ferir ou provocar maus-tratos contra animal é crime ambiental muito bem caracterizado na Lei federal 9.605/98. Para denúncias de maus-tratos ou abandono, a pessoa deve se dirigir ao Serviço 156, na Sepladema 3522-1997 ou Polícia Ambiental, pelo 3524-2339.

Redação JC: