“Solidariedade não envelhece” arrecada fraldas para Emaús

Não existe hora para ser solidário e esse é o tema da campanha “Solidariedade não envelhece”, realizada pelos alunos dos primeiros e últimos anos de Gestão do Claretiano de Rio Claro. A ação teve a mentoria das docentes Carolina Vitti e Viviana Gianini.

Este ano, devido à pandemia, a professora Maria Carolina Vitti teve a iniciativa de propor uma campanha que atingisse um público maior, além de propor um projeto que estabelecesse metas a serem alcançadas pelos alunos em cada fase do projeto interdisciplinar. A campanha teve como objetivo arrecadação de valores financeiros para a compra de fraldas geriátricas.

“Foi um trabalho realizado de forma interdisciplinar que teve início no mês de fevereiro, os alunos desenvolveram um folder com o nome da campanha, que arrecadou um valor em dinheiro e foi comprado em fraldas e entregue à Hospedaria Emaús, instituição também escolhida pelos alunos. Tudo foi feito pelos alunos, todo o processo”, explica Maria Carolina.

A docente explica ainda que os alunos tiveram a oportunidade de alinhar a teoria estudada na sala de aula com a prática ao desenvolver ações de responsabilidade social, planejamento, controle e organização. Ao todo foram arrecadados R$ 11.000,00 entre dinheiro e pacotes de fraldas. O fechamento final da campanha gerou a doação de 220 pacotes de fraldas geriátricas que representa o consumo de quatro meses deste produto pelos 80 moradores da Hospedaria Emaús. Todas as iniciativas foram dos alunos sob a mentora das docentes. A campanha envolveu mais de 800 pessoas da cidade de Rio Claro que participaram com doações.

Maria Carolina fala sobre o espírito de humanidade e empatia que a realização do projeto gerou nos alunos que estão ingressando e também deixando a faculdade.

“Este projeto teve como objetivo incentivar o espírito humanitário e de empatia, desenvolvendo o sentimento de responsabilidade social aos futuros gestores. Ocorreu um envolvimento grande dos mesmos baseado em conhecimentos acadêmicos que são desenvolvidos durante toda campanha, tais como: pesquisa de mercado, administração do tempo, responsabilidade social e análise das performances individuais e em equipes baseada em metas. Ao todo foram envolvidos 110 alunos, com total dedicação e participação nas atividades acadêmicas propostas pela campanha”, finaliza.

A entrega das fraldas foi feita no dia 15 de maio, quando a Hospedaria Emaús completou 51 anos.

Laura Tesseti: