SP tem 402 cidades sem óbitos por Covid-19 na última semana

O Estado de São Paulo identificou 402 municípios sem novas mortes por Covid-19 registradas na última semana, indicando que mais de 62% das cidades paulistas não tiveram vítimas da doença desde 15 de agosto. O balanço reflete o impacto positivo da campanha de vacinação para redução dos casos graves e mortes pela doença. Além disso, 60 municípios não tiveram novos casos confirmados no período.

A constatação foi feita a partir de análise dos dados deste domingo (22) com o anterior (15), disponibilizados para consulta pública no boletim oficial do Governo do Estado. As informações foram registradas pelas 645 cidades paulistas no Sivep, sistema oficial do Ministério da Saúde para notificação dos casos graves e mortes, e no E-SUS, onde são notificados os casos leves.

Em igual período, Rio Claro registou cinco mortes em decorrência da doença. No entanto, o balanço de 16 de agosto mostrava que era o terceiro dia consecutivo sem óbitos por Covid no município, conforme apontava boletim divulgado pela Secretaria de Saúde.

São Paulo já vacinou mais de 96% de sua população adulta com pelo menos uma dose de vacina contra Covid-19. O Vacinômetro já superou um total de 47,87 milhões doses aplicadas desde o início da campanha, somando 32,85 milhões de primeira dose, 13,87 milhões de segunda e 1,13 milhão de dose única. Mais de 32% da população geral de SP já completou seu esquema vacinal, garantindo proteção completa contra a Covid-19.

O total de pessoas com esquema vacinal contra a Covid-19 completo em Rio Claro chegou a 35,87% da população, num total de 74.623 pessoas que já receberam as duas doses ou vacina que é de dose única. Na última semana foram aplicadas 13.929 doses, a grande maioria delas, 12.823, foram segundas doses.

O levantamento foi divulgado no domingo (22) pela Secretaria Municipal de Saúde, que aponta que 218.180 doses de vacinas foram aplicadas no município. O total de pessoas vacinadas é 148.323, número que inclui as pessoas que estão com esquema vacinal completo e também as pessoas que receberam a primeira dose da vacina.

Adriel Arvolea: