Superando o câncer juntos

Desde maio de 2017, Erleson Pereira, 53 anos, luta contra o câncer. A doença teve início no intestino e deu metástase, atingindo o pulmão e o fígado, estando em tratamento quimioterápico no momento. O paciente relembra que receber o diagnóstico inicial soou como um atestado de óbito, mas que encontrou forças para superar o momento delicado.

“Apesar da notícia, minha resposta foi: ‘Bora, lá. Vamos tratar, então. Começo quando?”, disse à época. Com fé e otimismo, o diretor e professor da Escola Polo Educacional segue na batalha superando cada obstáculo e desafio. “Graças a Deus, cada dia tem sido superado com todo apoio da Oncologia da Santa Casa de Rio Claro, dos amigos, familiares e, em especial, da minha esposa, Joelma Delaneza Ferraz, que é a sustentação desde o primeiro momento que soube que estava com câncer”, completa.

Pereira guarda até hoje na memória as palavras da esposa ao saber que tinha a doença. Um momento emocionante marcado por choro, abraços carinhosos e palavras de esperança. “Vida, vamos sair juntos dessa. Deus jamais nos abandona, pois tens fé e muita força, és um guerreiro e merece viver e dar seu testemunho de vitória”, conta.

No entanto, três anos depois a vida do casal foi colocada à prova novamente. Desta vez, é Joelma que enfrenta um câncer, na mama esquerda. A secretária de 49 anos descobriu a doença, em outubro de 2020, com o toque nos seios ao tomar banho. A suspeita foi administrada com cautela até a confirmação do diagnóstico. Em meio ao receio e medos, o casal tinha marcado o casamento 15 dias antes e ela perguntou emocionada ao parceiro. “Você vai casar ainda?”. Choraram, riram abraçados e, obviamente, se casaram.

Joelma foi submetida à cirurgia e, também, realiza sessões de químio. Na alegria ou tristeza, na saúde ou doença, os dois seguem firmes com os votos do matrimônio. “Companheirismo, amor, muita fé e buscando sempre a felicidade para viver cada segundo são as bases da nossa relação”, reforça o casal.

Além do exemplo de superação, Joelma e Erleson orientam para que as pessoas fiquem atentas aos sinais em seus corpos e que o câncer tem cura. “Somos um casal vencedor, Deus nos deu nova chance de vivermos e mostrar quanto a vida é maravilhosa”, concluem.

Acredite

“Nunca baixe sua cabeça. Lute, não desista, dobre seus joelhos e diga à pessoa que está ao seu lado: Gratidão por estarmos juntos, eu amo você”

Adriel Arvolea: