Lucas Calore
Para os amantes da dança, Bolshoi é sinônimo de perfeição. A famosa Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que fica na cidade de Joinville, em Santa Catarina, é a única Escola do Bolshoi fora da Rússia.
No último dia 27 de julho foi realizada uma nova audição para bailarinos integrarem o tradicional curso de dança do Bolshoi, durante o Festival de Dança de Joinville.
Entre os 501 candidatos da categoria dança clássica estava Thierry Gonçalves, de 15 anos, morador de Santa Gertrudes, que foi aprovado junto a outros 11 bailarinos.
Dançando há seis anos, Thierry faz aulas na Escola Municipal de Dança Elizandra Belotto, na cidade vizinha, e também no Estúdio de Dança Tatiana Leite, uma das mais tradicionais escolas de Rio Claro.
O jovem conta que sempre teve vontade de dançar e que seus pais sempre o apoiaram. Com apenas nove anos ele começou a cursar dança e viu nisso uma forma de trabalho e ainda de fazer o que ama. “Minha família toda sempre me apoiou em tudo, em todas as formas e jeitos, levam para audições, ajudam nos custos e sempre estão comigo em todos os momentos”, diz.
A audição feita pelo bailarino consistiu em várias etapas por idades, buscando técnica e a capacidade para se desenvolver na escola. Os candidatos aprovados podem optar pela bolsa de estudos para a formação com início já no mês de agosto ou para fevereiro de 2016.
Além de Thierry, outros sete garotos foram aprovados pelo Bolshoi. Ele acredita que ainda há preconceito devido ao número de bailarinos ser menor do que o de bailarinas no universo da dança em geral, mas afirma que os que conseguem vencer isso podem se sobressair e conquistar seu espaço no mercado de trabalho.
O ideal da escola brasileira é o mesmo da sede em Moscou, na Rússia: tornar seus alunos protagonistas da sociedade por meio da formação da dança.