Wagner Gonçalves
Pais de alunos e moradores da região da escola infantil e creche Monteiro Lobato, nas proximidades do Parque Mãe Preta, que fica na Avenida 1-MP, 56, estão reclamando sobre os perigos nas ruas e avenidas que cercam a escola. Isso se deve ao fato de, nos horários de entrada e saída, haver intenso movimento de automóveis, o que coloca em risco a segurança dos pedestres que por ali passam.
Nos horários em que há maior movimento, logo pela manhã e no fim da tarde, Cristiane Aparecida da Silva Brito diz temer por sua segurança ao levar a filha pequena para a escola. “Os motoristas passam por aqui muito rápido e, por vezes, colocam em risco a vida das crianças que por aqui passam”, contou, dizendo que há desrespeito até mesmo com a faixa de pedestres, pois ultrapassam o limite a eles estipulado.
Ela sugere que melhorias devam ser feitas e sugere mais sinalizações, para identificar a presença de crianças no local, ou, até mesmo, semáforos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, não há registros de acidentes no local. Informa ainda que técnicos farão uma avaliação na situação do trânsito naquele trecho, uma vez que a instalação de semáforos e outras providências no sistema viário só são definidas a partir de critérios técnicos, levando em conta, por exemplo, quantidade de acidentes, volume de tráfego de veículos e de pedestres.
Melhorias no trânsito da região
Conforme reportagem publicada no Jornal Cidade em 2012, obras de sinalização de solo e recapeamento foram feitas a fim de melhorar o fluxo de trânsito nos arredores da Avenida 80-A.
Há cerca de um ano, no mês de abril, foi colocado em funcionamento o semáforo instalado nessa via, no cruzamento com a Rua 9-JV, Jardim Village, em parceria com a empresa Whirlpool. O trecho faz parte do projeto do complexo viário da via com a Avenida Brasil e inclui também a Avenida dos Estudantes.
Dados de Acidentes
Conforme a publicação da Secretaria de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, 25 mil veículos circulam por dia nesse local. Em 2009, foram registrados 12 acidentes, sendo cinco com vítimas; em 2010, 22 acidentes, registrando 12 com vítimas. Em 2011, foram registrados 12 acidentes, sendo cinco com vítimas.
Educação no Trânsito
Como uma das formas de conscientização quanto ao comportamento no trânsito, o município desenvolve a Semana de Educação no Trânsito, com o objetivo de divulgar ações educativas e reduzir o número de acidentes. As atividades acontecem anualmente e integram a Semana Nacional de Educação no Trânsito.
Um dos destaques das discussões é quanto à educação de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, proposta para estimular crianças e jovens, os futuros motoristas, para que haja mais respeito, tolerância e, sobretudo, segurança no trânsito.