“Trânsito na Av. 54 é caótico”, diz leitor

Um dos pontos da cidade de Rio Claro que têm sido alvos de queixas devido à situação do trânsito é a Avenida 54, em especial no trecho que vai da Rua 9 à Rua 14, na Vila Olinda. As reclamações se dão pelo fato de que, por conta do alto fluxo de veículos e da Avenida 54 ser uma via de mão dupla, moradores próximos ao local afirmam que o risco de acidentes é muito grande.

Um dos munícipes que questionam a situação do trânsito no trecho é José Gomes Pinto Sobrinho, que afirma até já ter solicitado providências à Prefeitura com relação a melhorias no trânsito local: “O que ocorre por aqui é que o trânsito se tornou caótico já faz uns dois anos, fato relatado para nossa Administração, que não tomou nenhuma atitude sobre isso. Essa avenida é um perigo desde quando fizeram uma alteração na Avenida 52 com Rua 8. Por aqui carros estacionam em ambos os lados, o que acarreta estreitamento da avenida. Fora os perigos nos cruzamentos da Rua 10 com a Avenida 54 e também Rua 9 com a Avenida 54. Ali há um perigo iminente de acidentes, seja por colisões ou atropelamentos”.

O morador ainda destaca que, muitas vezes, a imprudência de motoristas contribui para um aumento no risco de acidentes.

“Carros e caminhões estacionam irresponsavelmente, à direita ou à esquerda da via, sem respeitar qualquer tipo de sinalização”, ressalta José Gomes Pinto Sobrinho.

Procurada pela reportagem do JC, a Prefeitura Municipal de Rio Claro afirmou não enxergar o trecho como um dos locais com problemas de trânsito no município e afirmou que os munícipes devem respeitar as leis de trânsito e contribuir para que os acidentes sejam evitados em toda a cidade: “A Secretaria de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário destaca que o local está devidamente sinalizado. Nos últimos doze meses foram registrados três acidentes na Avenida 54 entre as ruas 9 e 10. O local não é considerado um ponto crítico, porém a secretaria ressalta que, para que os acidentes sejam evitados, é fundamental que motoristas e pedestres respeitem as leis de trânsito”.

Caso recente

No último dia 15 de agosto, um acidente de trânsito foi registrado no cruzamento da Avenida 54 com a Rua 10.

Na ocasião, José Gomes registrou imagens do cruzamento logo após o acidente e postou sua indignação nas redes sociais: “Tomara que não aconteça algo mais grave para alguém abrir o olho para a situação. Fica a pergunta: nós moradores seremos atendidos ou devemos aguardar a nova Administração?”

Redação JC: